Nikita (3×05) – The Sword’s Edge


You have lost the right to ask for my trust

nilita-192Uma das grandes perguntas que o final da temporada anterior nos deixou fora relacionada ao futuro da Division. Será que Nikita, Alex, Michael, Birkhoff e Ryan iriam conseguir recuperar a honra da agência e as funções da mesma? Sabíamos desde sempre que Nikita, Alex, Birkhoff e Michael tentariam até o fim de suas vidas finalizar quaisquer missões que estão submetidos, mas será que Ryan estaria tão empenhado como eles?

Ryan é filho do sistema e ainda possui fé no mesmo, mas isto não o faz um cara ruim. Muitos acreditaram que o poder que é atribuído a função de administrador da Division iria subir a cabeça e a começar a controlar Ryan, fazendo Nikita novamente se revoltar contra a agência. Minha preocupação nunca fora com o fato da possibilidade do poder tomar conta da cabeça de Ryan, mas sim pelo fato de este não se mostrava mentalmente preparado para suportar toda a pressão que o cargo ocupado estaria por lhe trazer. Tenho que dizer, em um episódio tenso, Ryan se comportou o melhor que pode com a situação que lhe fora dada. Sim, fica um gosto agridoce na boca quando pensamos no personagem, pois o local onde sua lealdade reside ainda não nos fora revelado.

Por vias de fato, entendo a postura passiva-agressiva do governo americano.  É como você ter um gato, porém de repente este gato lhe arranha, você não irá abandoná-lo por causa disso, mas toda vez que você for lhe fazer carinho novamente você ficará receoso com medo de ser arranhado novamente. É praticamente isto que está por acontecer com a Division e o governo americano, a Presidente está por dar uma chance a Ryan de consertar a Division, porém ela não pode admitir que a agência se coloque à frente da segurança nacional e da população americana. Sim, seria muito radical da parte do governo exterminar qualquer um que já teve contato com a Division, mas qual outra saída o governo teria caso todo o plano de Ryan não funcione?

Mas por outro lado entendo a aflição de Nikita e dos demais. Pois, afinal, nada daquilo fora uma escolha própria deles, eles apenas fizeram o que tiveram que fazer para manterem-se vivos e eles não estão prontos para desistir desta vida apenas porque o governo americano agora os encara como um problema e não mais como a solução.

Esta dualidade, o fato de que ninguém está completamente certo, mas de que ninguém está completamente errado, mantêm o roteiro de Nikita tenso e dramático, surpreendendo-nos a cada movimento sobre esta batalha de xadrez. Sim, acredito que chegará o momento em que o conflito será inevitável e claro que torcerei para Nikita e sua trupe, mas não posso negar e fingir que não compreendo as decisões do governo, pois realmente acredito que se quaisquer uns de nós ocupassem a cadeira principal no salão oval, estaríamos por tomar a mesma decisão e os mesmos protocolos de segurança.

Já deu para perceber o clima e as discussões que este episódio trouxera, certo? O retorno de Amanda trouxe ótimas conseqüências a temporada em si e sinto cada vez mais forte de que esta pode ser ainda melhor do sua antecessora. Toda a idéia que deu origem a este episódio, o agente da Division que se tornou presidente do Uzbequistão e que possui altas tendências assassinas e uma fidelidade a memória de Percy, fora extremamente recompensado e nos trouxe um dos melhores ‘casos semanais’ que a série já nos apresentou. O episódio também nos trouxe uma boa dose de tensão, seja na tentativa da Division de capturar e silenciar Markov ou entre os duelos de Nikita contra Ryan. Ou seja, este fora um dos grandes episódios que esta temporada nos trará, um episódio que certamente merece toda a atenção que pode atrair pra si.Nikita-The-Sword-s-Edge-3x05-ryan-fletcher-32598948-800-532

Fiquei surpreendido pelo tanto que gostei da interação de Alex e Owen, esta relação me fizera esquecer completamente da existência de Sean. Não sei quais os futuros planos da série para ambos os personagens, mas tenho que dizer que já comecei a criar teorias sobre um possível envolvimento. A parte da trama que trabalhou o passado de Owen me intriga, gostei da cena onde este relata a morte de mais uma de suas vitimas e toda a explicação dada pelo incidente na enfermaria. Porém o mais interessante estava por vim ao final, com o roteiro dando indícios de uma possível ligação do passado de Owen com o passado de Alex. Só o tempo dirá o que aquelas borboletas significam…

Nikita ficou duas semanas sem nos apresentar um episódio inédito e senti falta da série e é bom ver esta retornando bem melhor do que o esperado. Apesar das modificações, a série provou ser a mesma que sempre conhecemos, a mesma série que não se cansa de nos surpreender e de nos apresentar episódios magníficos. Desculpe as demais séries, mas Nikita apresentou mais um episódio magnífico e são poucas as séries da atualidade na televisão aberta americana que conseguem chegar ao mesmo patamar de qualidade que Nikita se encontra.

9,3

Audiências: A série alcançou os seus melhores números nesta temporada, apresentando 0.4 na demo e 1.2 milhões de telespectadores.

One thought on “Nikita (3×05) – The Sword’s Edge

  1. Well!!!

    Estava com saudades também da nossa Nikita, e foi ótimo ver um eps tão bom quanto esse ;D

    Adorei tudo sobre o eps, pqp muito bom!!!!

    Será mesmo Alex e Owen???? hmm por mim estou tranqlo, adoro o Owen e a Alex tem química fácil com qualquer cara bonito -q HAHAHA

    Eu estou é com raiva do Ryan!!!!
    Nikita tem que dar na cara dele kkkkkk PQP viu, mas o pior é que no fundo eu entendo oq o Ryan está passando, mas porraaaa D: haha

    Adoreeei o lance das mascaras, demais da conta, a série sabendo aproveitar seu potencial cada vez mais =D

    Ainda estou por acreditar que a série com certeza pode trazer muito mais!
    E a briga contra a diva Amanda vai ser foda, então eu aguardo eps perfeitos daqui pra frente e que a série continue estável, sendo assim ela seja renovada. (:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s