House of Lies – 1ª Temporada (2012)


Vários fatores me levaram a assistir House of Lies. Dentre estes diversos fatores, houve dois que me incentivaram assistir a série do inicio ao fim sem antes conferir a qualidade da mesma: Kristen Bell e a premissa da mesma. Não é preciso explicar muito as razões pelas quais citei a bela Bell (Veronica Mars é uma série que para sempre morará no meu coração), porém o que mais me interessou na série fora a maneira com que esta se propôs a mostrar o cotidiano de uma grande firma de consultoria, profissão a qual tenho bastante apreço.

E então finalmente tivemos a oportunidade de conhecer verdadeira House of Lies e, infelizmente, o resultado fora um pouco decepcionante. Já adianto, não é uma comédia ruim ou sem graça, esta apenas apresentou um resultado abaixo das expectativas que criei para a mesma e isso acaba por gerar uma sensação de desconforto e carreguei este desconforto por toda a temporada de estréia.

O problema da série é que todo o seu conteúdo soa um pouco forçado, não natural. Não há um único episódio que tenha ganhado todo o meu apreço, confesso que houve momentos onde a série mostrou vestígios de um brilhantismo que superava a atuação fantástica de Don Cheadle, porém eram apenas momentos e estes passavam rapidamente. Como uma comédia mediana, House of Lies seguiu o seu ritmo e a sua proposta. Pecou ao não mostrar o cotidiano de uma firma de consultoria como foi prometido, ao invés disso esta mostrou o cotidiano de Marty, personagem de Cheadle, seus aventuras amorosas, sua pequena dificuldade em se relacionar com seu filho metrossexual e os problemas relacionados ao seu trabalho.

A série se superava quando mostrava a parte mais complicada da trama, as consultorias e os diversos relacionamentos e problemas que estas podem trazer. Todas as cenas e tramas que envolveram aGalweather trouxeram a qualidade que sempre esperei da série. O problema desta é que as tramas alternaram demais com a vida pessoal do protagonista e esta não nos trazia grandes momentos para justiçar tal, eram apenas umas tramas clichês com diálogos e muitos momentos obscenos.

Jeanniefora a personagem secundária que mais obteve destaque, possuindo até uma trama sobre insegurança e medo para si própria. Já os demais membros da equipe de Martin ficavam restritos a piadas sexuais repetitivas e momentos de risadas superficiais.

Pode até parecer que só estou por falar mal da série, porém esta, como já disse anteriormente, não é uma série, aliás está longe disso, só está aquém das expectativas que lhe foram criada. O roteiro possui ótimos diálogos e sabe alternar facilmente entre o drama e a comédia, as atuações estão boas e Cheadle realmente mereceu a indicação ao Emmy deste ano. Já a estrutura da série possui seus pontos fortes, assim como possui o seu ponto fraco. Confesso que no inicio achei interessantes as constantes paralisações para explicar um termo ou uma situação, porém com o decorrer da temporada estas mesmas paralisações começaram a quebrar a dinâmica de algumas cenas e a quebrar o clima do episódio, ou seja, este foi um recurso que os roteiristas não souberam utilizar, o que acabou gerando algumas criticas para a série.

Enfim, mesmo abaixo das minhas expectativas e me sentindo um bocado frustrado, ainda recomendo que assistam House of Lies. Pode não ser uma comédia grandiosa como prometeu ser, mas ainda assim é um produto televisivo que merece um pouco de respeito e que pode crescer além do esperado. Quem sabe na segunda temporada da série os roteiristas nos tragam um roteiro mais lapidado e consertem os erros que esta temporada de estréia mostrou possuir?

House of Lies tinha todos os elementos para ser uma grande comédia, mas contentou-se em ser apenas mais uma comédia.

Artigo preparado por: Well Fernandes

2 thoughts on “House of Lies – 1ª Temporada (2012)

  1. Na minha opiniao a partir do momento em que House of Lies deixou o “caso da semana” de parte, a serie cresceu e muito deixando de ser uma serie mediana para ser uma boa serie e uma agradavel surpresa, e para mim uma das series que mais aguardo para saber qual vai ser o rumo que lhe vao dar!

    • Concordo plenamente, os últimos episódios da temporada foram os melhores e também estou um pouco ansioso para saber o que virá a seguir… Espero realmente que a segunda temporada consiga ser melhor do que esta e tenho fé de que será.

      Atts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s