Que fã serei eu?


Vou inaugurar as colunas aqui na casa, afinal de contas sempre adorei fazer colunas e portanto acho que está na altura de dar asas a algumas ideias aqui no blog. Ora pois bem, esta ideia surgiu enquanto lia um jornal português, mais concretamente o i. No artigo em questão o jornalista resolveu caracterizar os diferentes tipos de adeptos de futebol que existem e eu pensei fazer o mesmo para o mundo das séries. Aqui vai:

O fã incondicional – Nutre um amor incondicional pelas suas séries. Quer o episódio seja bom ou mau, jamais pensa em desistir da série e defende com unhas e dentes o que aos olhos dos outros parece indefensável. A semana de espera demora a passar e conta os minutos para o episódio ser liberado. Este fã é capaz de ficar acordado até altas horas só para poder colocar o computador a tirar o episódio. Os meses de espera pela nova temporada são de puro sofrimento, e é bem capaz de voltar a visualizar os seus episódios favoritos, só para matar saudades.

O fã racional – Lê antecipadamente as sinopses das séries e faz uma selecção de possíveis interesses. Contudo espera pelo menos por uns três episódios, lê opiniões e decide se realmente vale a pena perder 45 minutos da sua vida. Larga facilmente a série aos primeiros sinais de decepção, ficando no entanto atento às notas e opiniões gerais e se a série melhorar grandemente retoma a série. Muito organizado, tem dias escolhidos para a visualização das suas séries, permitindo uma melhor optimização do seu tempo livre.

O fã escritor – Com gosto pela escrita é capaz de perder horas a escrever sobre séries. Tenta deixar a paixão pela série de lado e ter uma visão critica. Como a escrita lhe rouba alguns minutos preciosos, não vê tantas séries quanto gostaria, tendo por isso de fazer uma lista restrita. Critica facilmente as suas séries de eleição se elas assim o merecerem. Um trabalhador nato e com veia criativa apurada.

O fã coleccionador – Este fã colecciona todos os dvds e artefactos das suas séries favoritas, para mais tarde recordar e quem sabe dar a conhecer aos filhos um dia. Quando não tem nada interessante que fazer agarra num dvd e aproveita o episódio como se tratasse da primeira visualização. Não tem problemas em esbanjar dinheiro se isso implicar ficar com recordações da série.

O fã certinho – Este fã está em vias de extinção. Segue os episódios pela televisão seja ela portuguesa ou estrangeira. Detesta ver episódios online ou via computador. É o fã da velha guarda, mantendo a tradição de aos domingos à tarde ficar em casa tapadinho com um cobertor no inverno a ver a sua série favorita na tv. Detesta visitar sites de séries, para não correr o risco de apanhar spoilers indesejados.

E vocês em que categoria se incluem? Ou faziam uma nova categoria?

Artigo escrito por Filipa Silva

15 thoughts on “Que fã serei eu?

  1. Ain que coluna mas linda! Considerando meu lado de fã, me encaixo no incondicional e no escritor ahahahahahahaha apesar que eu me vejo em todas as categorias, menos no fã certinho. Antigamente sim, mas agora fico online contando as horas para o epísódio sair hahahaahhaha

  2. Ah essa é difícil. Acho que sou uma mistura do racional e do escritor. Só não sei sobre a veia criativa hehehe Talvez seja um pouquinho colecionador também, coleciono episódios de séries, tenho uns 7 mil eu acho =)
    E o coitado do fã certinho na lista dos animais em extinção! Já fui desses, chegava a dormir 3 horas por noite (estudava de manhã) para ver as séries que gostava.

  3. OMG me enquadro em tres destes: Incondicional, escritor e colecionador, sou assim com várias serias mas nem preciso dizer qual a série que se encaixa nos tres perfis né minha cara: GLEE MAMMA always xd

    AMEIIII a colunita e que venham mais e mais!!! PROUD

    • Sim depende muito da série, mas eu acho que sou mais racional, apenas me posso considerar incondicional relativamente a uma série que adorei de paixao a menina dos meus olhos: Friday Night Lights.

  4. Bem, eu talvez seja um pouco mais de fã incondicional. Há series que perdem um pouco do interesse ao longo do tempo, mas não consigo largar, tenho de ver que fim irão dar à história. E gosto também de ver e rever episódios, principalmente episódios de séries musicais em que gostei especialmente de algumas músicas. Mas não acordo de madrugada para tirar o episódio, não chego a tanto! 😉

Deixe um comentário