Sons Of Anarchy (5×13) – Jai Obtenu Cette (Season Finale)


Fsons5x13-1ui, novamente, pego de surpresa pela altíssima qualidade de Sons of Anarchy.

A série fez questão de me mostrar o caminho que tudo ia seguir: as conversas entre Jax e Pope, a raiva extrema que o protagonista vem sentindo desde a morte do Opie, o dialogo em que Jax diz estar cansado de viver à sombra de homens cruéis que não acreditam em nada (5×12). O grande final da ameaça Pope estava anunciado por todos esses elementos, e outros menores, só que eu não vi o caminho que Jax tomaria para reunir e resolver as pontas soltas.

Desde que toda a parceria com Pope começou, Jax cresceu muito como líder. O discurso de não confiar em ninguém foi dado em um dos primeiros episódios em que Pope aparecia como mentor, assim como a estratégia de manter os inimigos muito próximos. Foi o próprio Pope quem falou sobre a sua apólice de seguro contra possíveis assassinatos, que permitiu que Jax incriminar Clay (uma ideia que veio do discurso de Pope sobre ver as coisas sobre perspectiva mais ampla, pois o que importa é o resultado e não os meios). Mesmo a dica de que o Sr. Marks esperava assumir o controle dos negócios foi dada antes de uma reunião com Pope. Assim, a raiva que Jax sentia pelo assassinato de Opie foi relembrada constantemente por muitos episódios. Assim, quando Pope morre, faz sentido dentro da série e da motivação dos personagens, quando Jax incrimina Clay, tudo faz sentido (lembrando que a parceria com Juice e com Eli foi lentamente cimentada). Uma reviravolta óbvia, que foi tão bem construída que eu não consegui enxergar.

Falando no Clay, eu poderia passar dias falando da expressão dele no momento em que a Gemma da o testemunho que ajuda a incriminá-lo da morte de Pope. Como foi sensacional ver o maquiavélico Clay pagando pela inocência em achar que poderia simplesmente ir embora em direção ao arco-iris. Há uma grande simetria em Sons of Anarchy, uma regra da série que dita que todos os personagens: cedo ou tarde,  eles pagarão pelos pecados que cometeram ao longo de suas vidas, e Clay foi mais uma vitima desse fato.

sons5x13-2Falando em pagar o preço da própria inocência  outra vitima dessa lei de SoA foi Tara. Com os planos todos prontos para levar as crianças para longe, ela avisa ao marido que está deixando a tóxica Charming apenas para ver o destino bater na porta com um mandato de prisão. O Thomaz chora nesse momento, só demonstrando o peso disso dentro do ambiente, Tara ainda consegue dizer algumas palavras sobre isso, apenas o suficiente para demonstrar o seu instinto materno se sobrepondo. Começa a tocar Simpathy for the Devil ao fundo enquanto Gemma vê Tara sendo levada, se foi ela quem denunciou eu não tenho certeza e aguardo ansioso pelo retorno.

Mesmo o problema com o Dante funciona para mostrar as semelhanças entre Nero e Jax, que lutam contra a besta interior que os leva para seus próprios caminhos de violência. O problema é que Nero já teve o dinheiro para comprar sua fazenda e viver feliz com seu filho, só não o fez por não saber viver longe da vida como criminoso, esperando apenas uma desculpa para retornar.

No plano final, Abel brinca com os anéis dos Sons do pai, demonstrando a admiração do garoto pelo clube. É a espiral eterna agindo sobre o garoto, que já está condenado a seguir pelo caminho de SAMCRO. Gemma surge os fundo abraçando filho e neto, como que os pondo debaixo de suas asas, demonstrando que ela tem mais poder do que eu supus.

Novamente, Sons of Anarchy me deixa sorrindo em uma Season Finale.

Nota: 9,7

One thought on “Sons Of Anarchy (5×13) – Jai Obtenu Cette (Season Finale)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s