Falling Skies (2×10) – A More Perfect Union (Season Finale)


Já vou deixar bem claro logo no inicio: estou mega decepcionado com esta Season Finale. Além de não apresentar respostas ou grandes desenvolvimentos, a série remeteu-se a época onde grandes erros narrativos eram comuns e lembrou mais sua temporada anterior do que a temporada atual. O episódio perdeu muito tempo na tentativa de reviver tramas que já haviam sido concluídas e deixou apenas para o final a inserção de novas tramas. Fora uma temporada muito boa para ser finalizada fraca desta maneira, Falling Skies merecia e poderia oferecer muito mais.

Os primeiros vinte minutos do episódio foram monótonos e sem importância alguma, nada influenciou e nada mudou. As coisas começaram a melhorar com a chegada de Ben, mas novamente vemos poucos desenvolvimentos e utilidade nula, apenas na reta final do episódio este se conclui e mostra uma boa qualidade.

Sinceramente, não entendo se é uma falha de compreensão minha ou se é uma falha neste episódio. Os Skitters não podem ir até onde o Overlord está por seus arreios são detectados, Ben não possui mais um arreio porém ainda é capaz de se comunicar e sentir os aliens, então podemos concluir que o fato deste estar sem o arreio não faz mais diferença. Então, por que diabos, este pode ir tranquilamente lá na fortaleza onde a arma está por ser construída sem ser detectado e os Skitters não? Está por faltar mais informações e mais detalhes sobre a mitologia da série, esta se encontra perdida e vale lembrar que esta é um dos pontos mais interessantes de Falling Skies.

Achei até interessante a trama da arma apontada para o céu e o Overlord, mas volto a criticar a falta de desenvolvimento e de um plano geral da série. Faltam muitas informações sobre os aliens em si e neste episódio ficou evidente o quanto desconhecemos sobre os mesmo. E com a falta de informação vem a falta de interesse e assim a série persiste em atirar em seus próprios pés.

Estou por aproveitar a minha decepção para apontar alguns erros que não foram únicos deste episódio, mas sim da temporada toda. Mas agora vou comentar alguns eventos únicos deste episódio, centrarei mais nas coisas boas pois o que havia de ruim já fora falado acima. Começando pela gravidez de Anne, soa-se desnecessária, não gerou bons momentos neste episódio e nem conseguiu trazer aquela sensação de grande surpresa. Porém esta é uma trama, que se for trabalhada da maneira correta, poderá gerar alguns bons momentos para a próxima temporada.

Assim como os dois grandes cliffhangers deixados pela série: o surgimento de novos aliens e Hal. O fato de que Hal é agora, inconscientemente, um agente duplo que coletará informações e sabotará os planos da 2nd Mass. Isto pode ser interessante, mas novamente teremos que contar com uma seriedade e um compromisso maior do roteiro.

O final me assustou e estou com pensamentos conflituosos sobre o mesmo. O surgimento de uma nova raça alienígena é interessante, mas nem chegamos perto de desenvolver a raça dos Overlords para começar a conhecer uma nova criatura. Mas talvez com o surgimento desta nova raça, os Overlords ganham um pouco mais de destaque e um desenvolvimento mais instantâneo aconteça. Mas o roteiro acertou em não dar dicas sobre a intenção destes, ao final ficamos curiosos para saber se estes são amigos ou inimigos.

Concluindo, esta fora uma Season Finale que tinha todos os elementos para ser bem interessante e criar um clima ainda mais forte para sua próxima temporada, porém não fora. Neste episódio ficou evidente as falhas da série e a falta de um planejamento. Porém ainda assim fora uma temporada boa, que nos surpreendeu com uma boa qualidade e por apresentar bem menos erros que a sua antecessora. Agora só nos resta esperar que a próxima temporada se espelhe nesta e a aprimore, e que a série um dia chegue perto da grandeza que um dia prometera mostrar.

2 thoughts on “Falling Skies (2×10) – A More Perfect Union (Season Finale)

  1. Gostei da temporada e gostei do episodio, não foi nada de especial mas foi bom de se ver. Eu daria um 7 ao episodio e um 8,5 à temporada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s