Homeland (2×12) – The Choice (Season Finale)


vlcsnap-2012-12-17-09h52m29s207A vida é feita de escolhas, desde pequenos somos obrigados a escolher, algumas destas escolhas são capazes de mudar todo o nosso destino, enquanto algumas outras apenas alteram o nosso status diariamente. Mas cada escolha possui sua importância, o seu significado, a sua pessoalidade, por mais que conheçamos uma pessoa somos incapazes de saber de suas decisões ou de tomar decisões pelas mesmas. Como já disse, a vida é feita de decisões, de escolhas, e são estas escolhas que ditam o seu passado, o seu presente, e são estas escolhas que são essenciais para definirem o seu futuro.

Homeland começou sua temporada fazendo escolhas corretas, mostrando exatamente o que os seus fãs queriam que a série mostrasse. Não vou mentir, a qualidade decaiu alguns degraus no momento em que esta escolheu pegar um caminho mais longo e tortuoso para compor o seu final. A trama adolescente que invadiu a telinha não fora algo positivo para a série, mas esta soube se redimir de seus próprios erros nos episódios que se seguirão. E, após onze episódios, cá estamos perante a conclusão desta temporada. Sim, não fora uma temporada tão boa quanto a sua antecessora, mas ainda assim fora uma temporada que merece ser assistida com dedicação. E esta soube encerrar-se expondo os pontos fortes e fracos de sua trajetória, mas a sensação que esta deixa é de que o dever foi cumprido.

Esta Season Finale, composta por 60 minutos, pode ser dividida em duas partes. Na primeira parte temos o encerramento da trama que teve início na temporada passada, toda a trajetória de Brody e Carrie e seus familiares e amigos, é um final agridoce pois sabemos que o final feliz é uma utopia e que escolhas devem ser feitas. Toda esta conclusão ocupou entediantes 40 minutos do episódio, mas de certa forma fora importante para impor o final que as tramas necessitavam. Aqui também foram expostos os defeitos da temporada, o romance de Carrie e Brody ocupara tempo demais e Dana continuou por se mostrar sem grande importância.

Apesar de achar que ficamos muito tempo teclando a mesma tecla com Brody e Carrie, sinto que isto fora necessário para entendermos ambos os personagens e suas ações. Carrie encontra-se dividida entre o seu amor por Brody e o seu amor pelo seu trabalho. Por final esta escolhe Brody, mas as circunstâncias que novos acontecimentos trouxeram mudaram tudo os seus planos.

Destaco aqui também a pequena conversa entre Quinn e Estes no apartamento do mesmo. Quinn também fora alguém que teve que fazer uma escolha, porém este não fazia idéia do tamanho da escolha que estava por fazer e do peso da mesma. Vamos ver na próxima temporada como este reage a toda a situação que poderia ter evitado caso matasse Brody como lhe foi ordenado.

Bom, se os 40 minutos iniciais não foram tão empolgantes como esperado, o mesmo não podemos dizer dos 20 minutos restantes que o sucederam, pois aqui podemos conferir Homeland em seu melhor, mostrando a todos as razões pelas quais é considerada uma das melhores séries da atualidade.

Como já era esperado, ao menos por mim, Abu Nazir tinha tudo planejado e este sacrificou sua vida para que todo o seu plano, o seu último ato como terrorista, pudesse ser bem sucedido, e o fora. Abu tinha dois alvos em mente e consegue matar os dois coelhos com uma cajadada só. O primeiro destes alvos era Walden e já vimos como este conseguira matar o vice-presidente dos EUA, o segundo dos alvos era a CIA e o plano perfeito de Abu para atacar a agência de inteligência americana surpreendeu a todos, pois creio que ninguém estava esperando por isso.homelandchoice-540x360

O ataque no funeral de Walden deixara muitas perguntas e toda uma trama para a próxima temporada da série e confesso que me surpreendi com a capacidade do roteiro em conseguir criar um clima tão intenso para o início da próxima temporada. Afinal, estes vinte minutos finais do episódio foram intensos em cada segundo, não nos poupando do drama, do suspense e da sensação de que muita coisa boa está por vir.

Eu, assim como Carrie, escolhi acreditar em Brody. Não, não quero mais ficar preso em duvidas sobre a inocência do rapaz e creio que já seja a hora da série parar de apostar nestas dúvidas sobre onde reside a lealdade do rapaz, acredito que isto já deu o que tinha que dar. Sendo assim, parti junto com Carrie e senti a dor da personagem quando esta teve que abandonar Brody com a promessa de que aquilo não era uma despedida. A decisão de Carrie fora a mais correta possível, uma vez que ninguém mais seria capaz de acreditar na inocência de Brody, e esta embarcará em uma jornada para provar a inocência de seu amado, tornando a trama um verdadeiro contraste em relação à premissa inicial da série, onde esta buscava provar a culpa do mesmo.

Com a morte de Estes, Saul é considerado o funcionário de maior escalão na agência e terá o controle total das novidades e da investigação que se sucederá sobre o atentadoEpisode 212. Isto pode ser algo positivo para Carrie, já que esta é capaz de influenciar, mesmo que seja um pouco, a opinião de Saul, mas a relação destes está sob um fino lençol de seda e qualquer movimento inesperado por romper tudo.

Posso nunca ter me identificado com a família de Brody, mas senti a dor nos personagens na forte cena onde estes ficaram por saber que o homem com quem viviam juntos é um terrorista. Saul fez uma brilhante jogada ao revelar aos americanos o vídeo onde Brody confessa o seu ato de terrorismo, o mesmo vídeo que Saul viu e descobriu a verdade sobre o rapaz, porém fora de contexto. Tudo se encaixou perfeitamente e no momento em que o corpo de Brody não for encontrado, ele será o homem mais procurado do planeta.

E é desta maneira que nos despedimos desta segunda temporada e nos preparamos para a terceira. Confesso que esta conseguiu criar uma atmosfera, uma nova história, bem mais intensa e interessante do havia imaginado e fico grato pela série ter me surpreendido neste quesito. Agora nos resta esperar para ver o que Homeland aprontará na próxima temporada e fico contente por esta ter suprido as expectativas que havia em relação a esta segunda temporada.

Bom, queria agradecer a presença de todos vocês, seja nos comentários ou apenas na visualização da review e do blog em si. Espero poder encontrar vocês em outras séries, pois preciso urgentemente de distração enquanto espero pelo retorno de Homeland.

9,0

Audiências: Esta Finale bateu o recorde de audiência da série, alcançando 2.3 milhões de telespectadores e 0.9 na demo.

2 thoughts on “Homeland (2×12) – The Choice (Season Finale)

  1. OMG OMG OMG OMG!!!!!!!!!!!!!!!
    ADOREEEEII ESSE SEASON FINALE, PORRÃÃÃÃA PQP MORTO###
    Sem palavras!!!!!!!

    Estava sem oq esperar desse eps, e logo me deparo com essas reviravoltas?
    Ainda não acredito no Brody, e morri quando vi que colocaram o vídeo dele para todos do País ver! :O

    Quero mais,muito mais! Não vai ser surpresa alguma ver Homeland ganhar mais um ano no Emmy!

    3ª temporada vai demorar muito, eu quero logo! aaaaaah =D

    Valeu muito essa 2ª temporada, e sei que a 3ª vai ser cheia de mudanças, mas sei também que posso confiar que vai ser mais uma incrível temporada! *-*

  2. Boa noite mestre Well.
    Não podia concordar mais com as suas palavras.
    Essa Season finale conseguiu me fazer pensar (algo realmente raro nesses dias). A forma com que Nazir é simplesmente substituído foi uma sacada incrível do episódio. Me foi impossível não pensar no nosso mundo, na forma com que “vilões ” se encavalam uns atras dos outros, com suas barbas mal feitas e olheiras enormes, enquanto os “mocinhos” ficam mais distantes de nós, com sua superioridade moral. É tão anacrônica essa separação em um mundo de anti-heróis que não permite mais maniqueísmos.
    Não acredito na evolução da humanidade, ou que ela tenha chegado mais perto da iluminação ou da paz do que se encontra agora, mas toda a ideia de que o mesmo conflito se repita com os mesmos argumentos indefinidamente é tão…. irritante.

    Bom… sou obrigado a admitir que Homeland é uma série corajosa.

    Obrigado pelas palavras Well.
    Até mais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s