American Horror Story: Asylum (2×01) – Welcome to Briarcliff


Não sabíamos o que esperar de American Horror Story quando a série estreou nesta mesma época no ano passado. Encontramos um piloto extremamente bizarro, confuso, perdido e estranho, o que fizera muitos desistir da série neste mesmo momento. Porém o restante da temporada fora cobrindo, mesmo que aos poucos, as lacunas que existiam neste piloto e apenas após assistir toda a temporada você seria capaz de entender a grandiosidade que aquele piloto apresentou. AHS fora uma das grandes estreias que a excelente Fall do ano passado nos trouxe, mesmo que tenha sido ofuscada pela excelência de Homeland, American Horror Story encontrou o seu espaço e uma legião de fãs, fãs que aguardavam ansiosamente por este retorno.

Não me decepcionei, mas confesso que esperava um pouco mais. Não fora um episódio ruim, de maneira alguma, mas ainda estou por me acostumar com os elementos que a trama possui. Desde já fora possível perceber que esta possui todos os elementos para apresentar uma boa temporada, a produção continua impecável, assim como as fantásticas atuações, mas senti algo me incomodando, algo que ainda não consegui identificar.

Neste novo piloto conseguimos encontrar os mais diversos elementos que fizeram sucesso na temporada anterior. Os sustos genéricos estão presentes, personagens e situações enigmáticas, um forte confronto de ideais, personagens bizarros e amedrontadores e sexo. No meio de tudo isso, Asylum conseguiu apresentar a sua trama, alguns de seus personagens e alguns dos mistérios que pretende trazer com o decorrer da temporada.

Não vou negar, a entrada de alienígenas na trama soou um pouco surreal até mesmo para a série. Se de um lado achei um tanto quanto ridículo e forçado, por outro lado fiquei imensamente curioso em descobrir como a série desenvolverá tal complexa trama. Tate fora um dos meus personagens favoritos da temporada passada, Evan Peters é um ator que se mostrou talentosíssimo e seu personagem fora o que mais me agradou nesta premiere. Peters interpreta Kit Walker, rapaz comum, porém em uma típica noite sofre, aparentemente, contatos de 4º grau com alienígenas. Conhecemos Kit também como Bloody Face, serial killer temido nos anos 60 que matava mulheres, porém se declara inocente e acusa os aliens de ter cometido estes crimes.

Tem como não gostar deste novo personagem de Peters? Acredito que este seja uma versão mais sã e misteriosa de Tate, porém com uma personalidade mais própria. Estou bem ansioso pelo desenvolvimento que este personagem terá e espero que este atenda as expectativas que acabei por criar.

Outro magnífico personagem é a Irmã Jude, interpretada pela magnífica Jessica Lange, a protagonista desta trama. Irmã Jude me lembrou, claramente, porém em uma versão mais sombria a sexual, a personagem de Meryl Streep no excelente Doubt. É inegável a força que a personagem de Lange possui, sua personalidade forte, sua modo bruto de comandar a instituição, as regras feitas para serem seguidas. Enfim, é outra personagem que chama a atenção espontaneamente.

Porém não é só na personalidade que identifiquei semelhanças entre a personagem de Lange nesta temporada e a personagem de Streep em Doubt. De uma forma mais bizarra, obscura e sexual, o roteiro retratou a relação entre as duas freiras apresentadas, Irmãs Jude e Mary, semelhantemente a relação das personagens de Streep e Adams no filme. Assim como a rivalidade de Jude com Dr. Arthur Arden lembrou-me a rivalidade de Streep com Hoffman, até mesmo um dos bordões mais fortes do filme fora reutilizado. Enfim, apenas que assistiu o magnífico e dramático Doubt conseguirá perceber estas semelhanças entre as personagens, porém é claro que AHS retratou com uma atmosfera mais propicia para o tema da série.

Pouco fora mostrado sobre os experimentos realizados no Briarcliff, porém já deu para perceber que algo muito bizarro está por acontecer. Dr. Arthur Arden é o personagem mais misterioso que este episódio nos apresentou, seus intenções são enigmáticas e seus sombrios atos são desconhecidas.

A série se preocupou também em retratar um pouco do mundo nos anos 60. Todo o preconceito em relação a homossexuais e a negros fora mostrado, mesmo que de uma forma distinta. O roteiro também mostrou que deseja debater ciência e religião, algo que pode gerar diálogos interessantes e formadores de opinião, Jude e Arthur são personagens fortes o suficiente para criar entre embate de forma épica.

A parte que mais me decepcionou neste episódio envolve a participação de Adam Levine. A cena protagonizada pelo casal nos dias atuais, a visitar o Briarcliff que é considerada um dos 12 lugares mais assustadores da América, não chegou a gerar o clima, o suspense, o medo que deveria ter gerado. Só serviu mesmo para representar os momentos mais sexuais do episódio. Mas estou por me perguntar se esta não teve a função de nos apresentar o futuro de Briarcliff, para depois nos contar a história de como este ficara do jeito que foi mostrado.

Enfim, fora uma premiere boa, o problema é que eu estava com a expectativa um pouco alta e isto me ocasionou frustração em alguns momentos. Mas de qualquer forma estou muito ansioso por esta temporada, ansioso para conhecer melhor os personagem e m aprofundar neste universo bizarro criado por Murphy e Falchuk. A temporada de insanidade acaba de começar, e você está dentro ou fora?

Audiências: Fora uma premiere bem satisfatória em audiências. Asylum conseguiu 2,8 na demo e quase 4 milhões de telespectadores, números respeitáveis para uma emissora fechada.

10 thoughts on “American Horror Story: Asylum (2×01) – Welcome to Briarcliff

  1. Ah, finalmente consegui ver!!!!!! *—*

    Well, eu ADOREI, ADOREI!!!
    E entendi sua frustração agora, mas pode relaxar que com certeza o nível da série vai aumentar, pelo menos eu tenho fé nisso *–*

    Foi bizarramente bom pra mim *–*

    Já amei esse elenco e to surtando mais ainda com minha Jessica Lange como protagonista, ai caralho!!!!!!❤
    Ela está cada vez mais foda, é muito amor por ela HAHAHA
    O papel se encaixou perfeitamente pra ela, e sei o quanto a cada eps ela vai dar mais de si e se mostrar melhor ainda! *–*

    Meu Adam pqp morrrrri# D:
    Mas foi onde também me decepcionei, esperava algo mais foda, pensei que ele fosse morrer ali mesmo rsrs, mas parece que vai ter um arco pra ser desenvolvido ali, não é? Estou ainda confuso sobre essa parte '-'

    Adoreeeeei essa joga dos anos 60, adoreei essas críticas e mais críticas, religião, preconceitos e etc *–*

    Quero muito mais, e o pior quero LOGO! kkkkk
    =D

    Fiquei impressionado com o Evan, outro ator sensacional e me deu um tapa na cara com essa atuação dele! ÓTIMA!( E sem falar que ele está bonito demais, todo charmoso rs puts!)
    Eu estava pensando que ia ficar meio estranho o lance de alguns atores voltarem para essa 2ª temp. mas depois da atuação dele e da Jessica, não acho nada estranho e sim que funcionou MUITO bem!
    Vamos ver oq será desse lance de ETs '-'
    Não dá pra comentar ainda, só estou como você, curioso pra saber como vai ser o desenvolvimento disso tudo.

    Esse Dr. Arthur me deixou nervoso haha, quero saber sobre tudo que o envolve e o pq de tudo que ele faz! *–*

    Uau, vai ser demais essa temporada, e a saudades era enorme!!!!!!
    Só espero que a série saiba fazer oq tem de melhor e não se perca, por agora eu gostei do que vi e acho que é legal esse lance de contar histórias diferentes a cada temporada, pelo menos está funcionando agora *-*
    Espero não mudar de opinião daqui pra frente, pensamento positivo =D

    Enfim, ótima review e até as próximas, pq eu estou super animado e vc vai ter que aguentar meu jeitão mais fora do normal aqui nos comentarios de AHS hahah😛

    \o

    • Ah meu caro ander… American Horror Story finalmente está de volta… Já está pronto para levar alguns sustos?

      Enfim, achei esta premiere muito boa, mas esperava um pouquinho mais. Esta questão de expectativa é complicada, mas estou bem ansioso para os demais episódios.

      Peters e Lange ótimos, sem sombra de dúvida. Gostei bastante do elenco, atores confrotáveis em seus papéis e oportunidades de crescerem e serem ainda melhores.

      Enfim, espero que os próximos episódios sejam tão bons quanto esta premiere.

      Atts

  2. O legal em AHS ter início, meio e fim em cada temporada é que dá pra contar tudo sem enrolar. Gostei muito do piloto, só senti falta do Zachary Quinto, cujo nome era O PRIMEIRO A APARECER NOS CRÉDITOS!!, de um ou outro susto e da Taissa Farmiga, que faz falta. A participação do Adam e da Jenna Tatum também foi fraca, mas titia Murphy já disse que eles aparacerão outras vezes. Meu plot favorito até agora é o da jornalista que ficou presa lá sem necessidade. Evan Peters e Jessica Lange continuam divinos em seus respectivos papéis. Queria um pouco mais do horror que está no nome do show, foi menos assustador que na última temporada. As histórias são fantásticas, e espero que sejam conduzidas do jeito certo. Ryan e Brad tem potencial pra isso.

    • Tambem achei estranho o nome de Zachary aparecer logo de ínicio e não ter nem feito uma aparição ao decorrer do episódio, mas tenho a certeza de que seu personagem será bem importante ao decorrer da temporada. Ainda estou na esperança de que Farmiga faça, ao menos, uma participação especial, a atriz fizera um excelente trabalho na temporada passada.

      Também gostei da jornalista,mas o que mais me interessou foi o debate ciência x religião, espero que tenhamos grandes cenas com este assunto.

      Enfim, ansioso para que esta temporada seja tão boa quanto a anterior… Esperando fielmente.

      Atts

    • Sarah Paulson é uma excelente atriz… Mas achava seu personagem na temporada anterior mais promissora, enigmática e cheia de mistérios. Mas vamos ver como a série desenvolve esta, altamente curioso.

      Atts

  3. adorei, espero ansiosamente pelo próximo episódio, mas concordo que tinha expectativas um bocado mais altas! mas mesmo assim encantou-me!

    • Então está no mesmo lado que eu… Apesar de ter adorado o episódio, estava com as expectativas um pouco alta demais.

      Mas de qualquer forma me encontro super ansioso para os próximos episódios.

      Atts

Deixe uma resposta

