Nikita – 2ª Temporada (2012)


Foi um ano de mudanças. A dinâmica da série sofreu graves alterações, os personagens tiveram grandes desenvolvimentos e passaram por situações que exploraram o máximo de suas capacidades. Grandes reviravoltas aconteceram, muitas pessoas interessantes marcaram presença e mortes impactantes viraram o jogo. Sim, meus caros, esta segunda temporada de Nikita fora ainda melhor do que a sua fantástica antecessora, elevou a qualidade da série a outro nível e nos apresentou uma seqüência de episódios próximo a perfeição.

Lembro-me como se fosse neste mesmo segundo, na véspera do anúncio da renovação de Nikita, o Presidente da The CW utilizou as seguintes palavras para definir o que viria a ser o futuro da série:

Nikita is all but dead.

Acontece que Nikita elevou o nome da The CW a outro patamar, não fora só o nome da série que fora beneficiada com esta excelente temporada. Sabemos que The Vampire Diaries é o carro chefe da emissora, mas Nikita é a série que mostrou um lado mais maduro desta, um lado mais adulto, mais dinâmico e mais obscuro. Não estou por dizer que TVD é uma série infantil ou adolescente, por sinal adoro as aventuras que a série nos proporciona, o que estou por dizer é que Nikita possui elementos muito mais maduros do que TVD e esta sabe trabalhar precisamente com estes elementos, tornando assim a série uma obra de arte que merece ser apreciada. A crítica especializada americana possui a mesma opinião, ao menos posso dizer isso pelas críticas que leio, que são as do site IGN e as do TV.com. Nikita pode não ser uma série mundialmente famosa ou possuir diversos prêmios nas grandes premiações, porém esta é a série da qual você tem orgulho de falar que é fã, esta é a série que você quer que todos os seus amigos vejam, que todos apreciem. Sim, este é o tipo de série na qual Nikita se encaixa e acredito que este é a melhor classificação que uma série pode ter.

A temporada mostrou diversos acontecimentos, alguns previsíveis, alguns inesperados e outros nunca imaginados. Porém o interessante é que o foco da série nunca mudou, apenas o desenvolvimento e a construção dos personagens, porém o objetivo da série sempre fora o mesmo: derrubar a Division. E ao final não conseguimos enxergar isso como algo que ocorreu, apesar da Division como aprendemos a conhecer nestas duas temporadas não mais existir.

Quem mais cresceu nesta temporada fora Nikita. Costumo brincar com meus amigos da seguinte maneira: a temporada de estréia pertenceu a Alex, mas esta segunda temporada possui apenas um nome e este atende por Nikita. A personagem teve que voltar a antigas e doloridas lembranças do seu passado e até fez grandes descobertas em relação ao mesmo, sentiu-se prestes a perder o amor de sua e isso não fora uma única vez, teve que lidar com as incertezas e as inseguranças de sua pupila e ainda teve que recuperar os erros que fizera, tudo isto em busca de um bem maior. Tenho o costuma de dizer que se os personagens de Nikita fosse uma família, Nikita seria a mãe protetora, sempre querendo manter todos protegidos, mesmo que isso signifique que ela não esteja a salvo.

Mesmo com o grande foco da temporada sendo Nikita, Alex ainda teve espaço mais do que suficiente para brilhar, mesmo não sendo um brilho tão intenso como da temporada anterior. A busca por vingança, pela morte de Serguei trouxe uma Alex diferente do que conhecíamos e isso fora estranho ao primeiro contato, porém esta cresceu, fora bem desenvolvida e logo estávamos envolvidos com sua nova trama e sua personalidade mais obscura. Mas durante a segunda metade a temporada a velha e boa Alex já havia retornado, porém ainda era possível encontrar traços de sua personalidade mais agressiva.

Outro grande nome que merece ser citado toda vez que se fala sobre a série é Percy. Este grande vilão mostrou ser um verdadeiro monstro e assumiu definitivamente o posto de vilão mor da temporada. Sinceramente estou um pouco receoso com a terceira temporada, uma vez que Percy não será mais uma presença garantida, mas este sempre será lembrado pelos seus mirabolantes, até mesmo geniais, planos e sua sede pelo poder, sede que acabou por matá-lo ao final.

Tivemos também outros dois personagens que podemos conhecer melhor nesta temporada: Michael e Amanda. A trama de Michael não fora tão impactante como os perversos planos de Amanda, este ainda vive sobre a sombra de Nikita, mas fora interessante a forma com que tentaram dar mais vida ao personagem. Já Amanda trouxera grandes momentos para esta temporada, algumas vezes seu nível de maldade e seus planos se equiparavam com os de Percy e ver um duelo em busca do poder absoluto entre ambos os personagens foi interessante e sua dinâmica com Ari, braço direito de Serguei, trouxe uma das maiores reviravoltas que esta temporada nos apresentou.

Os demais personagens secundários também tiveram a sua importância no decorrer da temporada. O que gosto em Nikita é que cada personagem secundário possui sua função e a série não tenta insistir em usar estes personagens após o momento que suas tramas se encerram, podemos observar isto com Owen, Cassandra, Ryan, Sean, Carla e até mesmo com Birkhoff.

You can’t beat them. You belong to them. They made you, Nikita. They’re the only family you ever had…

A frase acima, dita em algum momento do excelente Knightfall (2×03), é a expressão clara do que sentimos ao final da temporada. A Division encontra-se sobre um novo comando, ainda há esperança na organização, uma vez que o erro desta não pertencia a si, mas sim a aqueles que a governavam. Querendo ou não, sendo um lugar bom ou não, a Division e as pessoas que ali trabalhavam e habitavam são a única família que Nikita conheceu, é o único lugar que um dia esta pode chamar de ‘casa’.

Tivemos uma intensa troca na dinâmica na transição da temporada de estréia para esta segunda temporada, e teremos novamente uma grande mudança. Na terceira temporada tudo mudará, Nikita e Cia. estarão por trabalhar na Division junto com Ryan, tentando fazer aquele lugar significar algo positivo para a sociedade americana e o mundo em geral. Teremos novos e poderosos inimigos e tramas inéditas a serem trabalhadas. Não é preciso dizer que estou demasiadamente ansioso para o retorno da série, pois acredito que Nikita não decepcionará e fará mais uma temporada brilhante.

Enfim, esta fora uma espetacular temporada composta por 23 ótimos episódios, sendo que alguns deles ficaram bem próximos da perfeição. Nikita provou que possui uma trama ainda mais intensa do que esperávamos, que possui personagens profundos e uma ótima direção que soube deixar as cenas de ação de tirar o fôlego.  Concluindo, uma temporada que vale a pena ser assistida, reassitida e assistida novamente.

 

10 thoughts on “Nikita – 2ª Temporada (2012)

    • Nikita é realmente fantástica, né? É díficil encontrarmos pessoas que discordam desta afirmação.

      Que venha mais uma temporada excelente para apreciarmos e conto com sua presença aqui para comentarmos a mesma…

      Atts

  1. AAAAH!!!
    Foi uma temporada maravilhosamente PERFEITA!

    Estou com muita medo dessa 3ª temporada, por causa da audiência, mas mega ansioso para ver minha linda Nikita *-*

    Estarei contigo Well, para mais um ano dessa série foda.

    • Ah meu caro, nem me fale sobre a audiência que já sofro, principalmente ao lembrar que teremos um reality mediocre sobre modelos como carro-chefe. Sinceramente amigo, acho que Nikita não sobre a esta temporada, mas tenho a confiança de que teremos mais uma ótima temporada vindo.

      Espero sua companhia aqui hein…

      Atts

      • Se for pra cancelar, eu prefiro que seja o último ano e seja encerrada!
        Ela merece tudo isso, prefiro me despedir nessa fall dela, do que saber que foi cancelada =/

        Com certeza, vc sabe que eu estarei contigo \o/

  2. Uma temporada incrível!

    Essa temporada colocou Nikita no topo da minha lista de séries favoritas da atualidade. Apreciar Melinda Clarke e Xander Berkeley em suas atuações incríveis, e até mesmo a evolução na performance de Maggie Q e Lyndsy Fonseca foi muito prazeroso.

    A trama se desenvolveu tanto, que tenho medo de que ela se perca nessa temporada. MAs vamos cruzar os dedos e confiar nesse time de roteiristas competentes, que já provaram que são capazes de nos trazer emoções diversas em todos os 45 episódios dessa série.

    Estou contando os dias para o retorno, afinal a fall season só começa com Nikita. xD

    E estarei mais um ano aqui com vocês acompanhando o desenrolar dessa história maravilhosa!!!

    Que venha dia 19 de outubro!!!

    • Fora uma temporada realmente cheia de pontos altos hein, as atuações foram excelentes, mas infelizmente Nikita não é o tipo de série que as premiações se interessam.

      Não sei se teremos uma trama perdida nesta temporada, o que me preocupa é o fato de que poder haver argumentos mais fracos na terceira, uma vez que as duas últimas temporadas foram excelentes neste sentido. Mas não quero me precipitar e colocar coisas em minha cabeça antes da hora, vou assistir a premiere e ai sim começo a tirar minhas conclusões.

      Vou esperar a sua presença hein, para comentarmos as mais mirabolantes aventuras que Nikita irá nos proporcionar nesta terceira temporada.

      Atts

  3. Eu adoro Nikita! Ainda tenho um sentimento de culpa por não ter acompanhado desde o início. Vi as duas temporadas em duas semanas. É viciante mesmo. É impressionante ver como, de temporada para temporada, os cenários mudam tanto, mas a história evolui muito bem, tudo funciona na perfeição. Na primeira temporada, tivemos Alex a ser recruta, e todos contra Nikita, na segunda tivemos uma inversão de papéis, onde todos estavam de fora, e nesta terceira vamos ter outra inversão de papéis, onde Nikita e companhia vão estar à frente da Division. Uma coisa que gostei muito nesta temporada, foi a formação do team Nikita. Eu adoro quando se formam grupinhos de conspiração em séries, e o team funciona muito bem, e quando cada um já fez o que tinha a fazer, vai embora e volta quando é realmente necessário, vejamos Ryan e Owen.
    Estou ansioso para a terceira temporada!
    XOXO

    • Sim, as mudanças nos cenários porém a permanência de coerência na trama é um dos grandes trunfos de Nikita, a série realmente faz valer a pena cada segundo e sua trama se desenvolve de uma forma misteriosa e diâmica, nos deixando presa a mesma.

      Ah nem me fala sobre o Team Nikita, simplesmente eficiente e demais… Sem palavras para comentar este fantástico grupo.

      Enfim, que bom que gostaste da série, fico feliz em termais um grande companheiro nesta incrível jornada.

      Atts

      • Só faltava mesmo, para ser perfeito, mais um integrante feminino no grupo (Nikita e Alex são personalidades bastantes fortes, mas são poucas para tanto homem na equipa hehehe) e um toque de humor, apesar de Birkhoff ter esse papel de vez em quando, ainda acho que a série é muito séria, apesar de ter vindo a melhorar nesse aspeto nesta segunda temporada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s