The Newsroom (1×09) – The Blackout, Part 2: Mock Debate


E já estamos no penúltimo episódio desta que já pode ser considerada uma das maiores e melhores estreias do ano. The Newsroom superou expectativas, recebeu demasiadas criticas, que a meu ver são infundadas, e ainda assim mostrou uma trama real, pesada e inteligente, critica e corajosa, nos mostrando um lado do backstage jornalístico que desconhecíamos e nos mostrando o quão podre o mesmo pode se tornar.

Neste episódio temos mais uma vez o confronto entre o IDEAL x COMERCIAL, porém este não se mostrou tão evidente como no anterior pois o foco do episódio mostrou ser outro e não apenas o foco jornalístico. Apesar da trama, em sua grande maioria, ainda ser centrada nos eventos jornalístico, Mock Debate focou também nas relações amorosas, mas não da forma simples como fizera nos demais episódios, aqui o desenvolvimento fora mais nítido e bem melhor representado.

Destaco a relação de Mac e Will, novamente estes são protagonistas de problemas comuns de relacionamentos, porém a forma com que The Newsroom trabalha os mesmos dá um toque especial para a trama. Will procurando maneiras e ajuda para tentar perdoar a traição de Mac fora interessante, o fato de que o personagem está por compreender a si mesmo de uma forma mais clara deixam os seus sentimentos e suas atitudes mais transparentes ao telespectador, e isso apenas o engrandecem ainda mais como personagem principal.

O relacionamento de Maggie e Jim não é tão interessante, envolvente e dramático como o de Will e Mac, porém o roteiro acertou em desenvolver o mesmo neste episódio. Confesso que em alguns episódios o relacionamento se mostrou de forma deslocada e sem potencial, porém aqui a trama se encaixou e se desenvolveu de uma forma promissora, tornando os momentos entre o casal engraçados e espontâneos.

Este episódio também tivera o seu tom engraçado, me fazendo rir desesperadamente em momentos em que um riso não se era esperado, descontraindo a tensão da trama de uma forma única e incrivelmente divertida.

A trama central que a série vem nos apresentado desde alguns episódios atrás também ganhou espaço para se desenvolver. Jim descobre que a fonte do grande furo jornalístico não está por ser muito confiável, o que prejudica o trunfo que Charlie tinha para derrotar Leona de ma vez por todas.

Uma das cenas que mais aguardava neste episódio era o debate republicano para eleger os dois principais nomes do partido que estariam prestes a concorrer as primárias. Os momentos que antecederão o debate e a apresentação do mesmo foram fabulosos, apresentado diálogos ainda mais críticos do que estava a espera e uma acidez impressionante no contexto geral. A cena final, após Will perder o debate, quando o debate está no ar e perguntas ridículas são feitas aos candidatos fora irônica e simplesmente demais.

Fora bom ver como os jornalísticas que produzem o News Night estavam após voltar a fazer um programa comercial, e não o programa critico e feroz que estavam por fazer antes. O final, após perderem o debate, fora incrível, principalmente quando Mac deu a noticia de que o News Night 2.0 estava por voltar a ativa, que as histórias importantes finalmente conseguiriam ganhar espaço e que o produto comercial que estava por ser apresentado fora totalmente descartado.

Já estava por esquecer de comentar o cliffhanger que o episódio nos mostrou. Acontece que a trama de Neal se mostra ainda mais profunda do que esperávamos e este pode ter encontrado alguma pista sobre quem fora o responsável por mandar a ameaça de morte a Will.

Enfim, mais um episódio incrível que se demonstrou crescente e rápido. É incrível como o tempo passa quando estamos por assistir The Newsroom, é incrível como a série tem a capacidade de nos desprender da realidade e nos inserir nos bastidores do surgimento de um verdadeiro jornal. Demorei até demais para ver este episódio, mas não cometerei o mesmo erro com a Season Finale.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s