Breaking Bad (5×02/03) – Madrigal/ Hazard Pay


Esses dois episódios acabam por ter o mesmo papel: Marcar o retorno de Walter aos trabalhos.

Como é bom vê-lo com as roupas amarelas, a máscara de gás, a matemática precisa. Mesmo passado todo o pesadelo desencadeado pelo Fring, era certo que o nosso protagonista não ficaria satisfeito em ter um vida normal e segura. Agora Walter conhece o poder, o que não deve ser nada fácil de largar. “Madrigal” e “Hazard Pay” têm como papel mostrar o gênio de Walter para recomeçar.

Para cozinhar novamente, Walter e Jesse recorrem ao Mike. E como me senti bobo por não ter percebido antes: Mike é a peça que falta para tornar o nosso protagonista no grande rei do crime (que todos esperamos que ele se torne). Walter já tem seu braço direito (Jesse) e seu homem da Lei (Saul), o que faltava era o conhecedor do submundo capaz de puxar a arma quando necessário.

O principal ponto de “Madrigal” e “Hazard Pay” é que Walter não recomeça do zero. Começar do zero não é o suficiente e produzir em um trailer não é mais aceitável. Estamos diante de um personagem diferente, estamos diante de um Heisenberg que já viu o império de Gus Fring, viu alguém com o poder que ele quer para si. Já não consigo demarcar (se é que um dia consegui) a ambição do nosso protagonista.  A comparação com Fring é feita o tempo todo, dando um ar de competição que só pode aumentar o empenho do Heinsenberg.

Foram dois episódios dos aspectos práticos do que é preciso para começar com tudo, e foi muito bom ver os “sócios” de Walter discutindo sobre como e onde construir um novo laboratório, e como agir para criar uma rede de distribuição da droga. Tudo nos mínimos detalhes (que tanto fascinam o Sr. White). O resultado é que é incrivelmente bom ver o quão profissionais são os personagens. Não há mais aquele medo paranóico de ser pego que havia na primeira temporada, não há mais o limite de dinheiro ou as obrigações morais. Walter deixou de ser um novato.

No outro aspecto dos dois episódios tivemos a Skyler, tendo que conviver com medo do marido e com as conseqüências morais do atentado ao Ted. Walter não ajuda em nada ao adiantar seu retorno para casa e forçar uma situação de intimidade que não é mais natural. O silêncio da Skyler é horrível de angustiante, cada close no rosto dela é uma aula de atuação de Anna Gunn, assim como uma aula técnica de escolhas de planos. O ponto alto da agonia de Skyler vem nas lágrimas e nos berros em “Hazard Pay”. Não sei o que estão preparando para a personagem, mas tenho certeza que a série não colocaria essas cenas em vão.

Sendo objetivo, “Madrigal” acaba por ser menos interessante que o seu predecessor, por focar mais na recusa de Mike (que obviamente não duraria muito) e no contato responsável pelo ingrediente principal do cozimento. No fim, parece que Madrigal acaba por existir para justificar “Hazard Pay”. Não que isso seja uma novidade em Breaking Bad, mas dessa vez ficou bem óbvio. Se “Madrigal” teve uma função por si só, foi explicar o que houve com o cigarro envenenado da temporada passada e, principalmente, como o Walter conseguiu resolver toda a tensão com Jesse e usar a situação a seu favor.  Tudo pode ser uma oportunidade.

Outro ponto que ajuda “Hazard Pay” a ser melhor que Madrigal é que o ritmo do primeiro é muito mais fluido, com mais alívios e melhor equilíbrio entre plots. Não entenda mal, Madrigal não é ruim, só é fraco em comparação. Mas um episódio fraco de Breaking Bad é melhor do que 80 % de tudo que assisto.

Episódio 5 x 02 – Madrigal:

Episódio 5 x 03 – Hazard Pay

Artigo Escrito por: Murillo Martins

2 thoughts on “Breaking Bad (5×02/03) – Madrigal/ Hazard Pay

  1. Dois episódios realmente bons… Estava com saudade de BB e estou por gostar demais deste inicio de temporada, principalmente dos pequenos momentos, cada vez mais constantes, que Hein toma controle de Walter.

    Atts

    • Eu estou gostando muito dessa temporada.
      Heinsenberg vai tomar conta do Walter! O cara pode fazer qualquer coisa.
      Viro criança vendo Breaking Bad

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s