Falling Skies (2×07) – Molon Labe


Estamos na Season Finale e alguém se esqueceu de me avisar? Esta semana Falling Skies apresentou aquele que classifico como o melhor episódio da série desde o seu piloto. Molon Labe fora tudo aquilo que sempre esperei da série, mostrou relacionamentos, mostrou muito mais do que apenas vestígios da guerra que estamos por presenciar e mostrou um amadurecimento dos personagens que a série não havia ousado mostrar antes.

 Há duas manivelas que juntas movem Falling Skies: Tom e Ben. Tom representa os humanos ainda em busca de sua humanidade mesmo em tempos pós-apocaliptico, por vezes este não assume a si mesmo a situação que está por enfrentar. Por grande parte da série o personagem viveu na ilusão de que o mundo continua o mesmo, porém nesta temporada já deu para perceber que Tom está se adaptando, porém sem perder a sua humanidade.

 Já Ben é a fagulha de esperança que habita na humanidade, apenas eles não sabem disso ainda. As atitudes de Ben neste e no episódio anterior mostram o quanto este pretende e deseja ajudar os humanos, que mesmo este sendo um freak, o acolheu, mesmo que tenham falando às suas costas, ou o criticado, este ainda fazia parte da 2nd Mass. Porém agora Ben possui uma nova missão, uma missão que não pode pedir a ninguém fazer por ti e para que esta missão tenha inicio deixar a 2nd Mass é necessário.

 A cena final do episódio expressou perfeitamente o que significa para Tom abandonar um de seus filhos, deixá-lo correr livre por um mundo morto buscando seus próprios objetivos e seu próprio destino. Já para Ben abandonar a 2nd Mass significa mais chances de sobrevivência para os mesmos, mais riscos para sua vida e o verdadeiro inicio da rebelião Skitter. É como o próprio Tom disse, os Soberanos não estão por se importar com uma resistência humana, mas a partir do momento em que seus próprios soldados começam a lhes trair, aí sim estes encontram uma razão para se preocupar. Tom segue juntamente com a 2nd Mass para Charleston enquanto Ben parte rumo ao desconhecido.

 Bom, comecei o review por falar sobre o final do episódio e agora começar a comentar o inicio do mesmo. A fuga de Ben com Karen não durou mais do que dez minutos, e elogio a série por ter resolvido esta trama com tamanha velocidade, dando assim a oportunidade deste episódio ser mais dinâmico e menos parado que os anteriores. Outro ponto interessante fora a captura do Soberano, pena que no meio de tanta confusão a série não conseguiu nos entregar algumas repostas.

 As cenas onde os aliens fazer um cerco no hospital onde a 2nd Mass está acampada fora tenso e cheio de grandes momentos. O primeiro destes é a inserção de uma nova espécie de aliens, estes ainda não possuem um nome mas lembram insetos gigantes e são capazes de roer aço. Estes novos bichinhos foram responsáveis pela morte de Jamil, que tentou mas não fora a morte mais impactante do episódio. O segundo momento que quero destacar é a morte de Boon, um personagem secundário que nunca teve uma importância significativa para a série. A maneira cruel como este fora aniquilado pelo Mech chocou, fora a segunda melhor cena deste ótimo episódio, pela realidade colocada em exibição. Naquele momento, enquanto Boon jaz no gélido chão, senti verdadeiramente que estávamos em guerra.

 Este fora um episódio marcante de Falling Skies, este fora um episódio que estava esperando desde que me encantei com a série no piloto que esta exibira no ano passado. Agora fica a expectativa para os últimos episódios da temporada, a série possui todos os elementos possíveis para tornar a apresentar episódios bons como este, ou ainda melhores, e espero que esta saiba cultivar e utilizar estes elementos em proveito próprio, buscando sempre o clímax e a satisfação de seus telespectadores.

 Artigo preparado por: Well Fernandes

4 thoughts on “Falling Skies (2×07) – Molon Labe

  1. Episódio e review perfeitos. Melhor episódio da série e poderia muito bem ser uma season finale pra lá de instigante.
    Fizeram mistério sobre qual o real motivo da invasão alienígena…..aquela conversa do Fishhead com o Tom foi ótima, mas não deixou muitas pistas. Agora que o Ben já sabe o motivo, isso ficou óbvio na última cena do episódio com ele e o Tom……

    Só discordo de um detalhe….achei a morte do Jamil mais chocante….totalmente inesperado aqueles bichos saindo de dentro dele…UAU!!
    Mas é claro que a do Boom teve muito mais significado para a história….aquilo foi um aviso claro e cruel do que eles são capazes.

    Mais de duas longas semanas de espera para o próximo epi….oh crueldade hehe

    • Acredito que o único problema deste episódio se deva ao fato de que não houve pistas ou respostas sobre os aliens, apenas Ben descobriu a razão da invasão, porém este manteve a descoberta apenas para si mesmo. Do resto, fora um episódio sombrio, tenso e até mesmo ousado.

      Ah, já senti que Jamil iria morrer, confesso que achei a forma que este morreu muito mais interessante, porém o contexto da morte de Boon fora o que mais me chamara a atenção.

      Hum, não estou prestando muita atenção no calendário… Então vamos ter que esperar duas longas semanas para assistir mais um episódio da série? Ah, que sacrificio…

      Atts

  2. Ainda é cedo para eles revelarem mais sobre os alies, ainda mais agora que sabemos que teremos uma 3° temporada garantida (EBA!!!!)……a única pista que temos é o Ben dizer que é necessário sim, derrotá-los

    Dessa vez não resisti e assisti à promo do epi 2×08 e eles anunciam que será em 2 semanas…..não imagino o porquê =(

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s