Eureka (5×13) – Just Another Day… (Series Finale)


Eureka nunca foi uma série muito popular. Nunca foi uma série que alcançou todo o potencial que poderia ter alcançado. Acredito também que Eureka nunca será uma série que deixará sua marca na história da televisão americana. Mas nem por isso devemos desmerecer esta grande obra da Syfy, que, após cinco temporadas, encontra o seu final e faz sua grande despedida, deixando-nos órfãos de uma cidade inteira que simplesmente sumiu no ar.

 Alguns podem acreditar que o principal problema da série era o fato desta nunca se aprofundar demasiadamente em suas tramas. Já penso o contrário, Eureka me ganhou por apresentar grandes elementos e não intensificá-los, tratou-os de uma forma cômica e despretensiosa e isto funcionou com precisão e perfeição. Fora uma série que se desenvolveu com o decorrer de suas temporadas, uma série que amadurecia com o decorrer dos anos, mas que em momento algum perdeu as suas origens, perdeu a sua essência. Muitas séries com o passar das temporadas começam a perder a sua qualidade, porém o contrário aconteceu com Eureka e a série mostrou-se em constante crescimento com o passar dos anos.

 No decorrer destes cinco anos pudemos acompanhar inúmeras histórias, inúmeras relações e inúmeros desenvolvimentos. Pensar que nunca mais voltaremos a Eureka chega a ser dolorido, pensar que nunca mais teremos reuniões com Jo, Zane, Allison, Jack, Henry e os demais no pequeno e aconchegante Carpe Diem é triste, porém Eureka seguiu em frente e é chegado o momento de fazermos o mesmo.

 A trama deste último episódio fora tratada de forma emocionante. Os buracos de minhoca pouco interessaram, o que interessa era o fato de que o episódio nos preparou para a grande despedida, para o último adeus. Ver toda Eureka ser desmontada fora sádico, esta cidade tão querida não podia acabar pois fora nesta cidade que conhecemos, vivemos, aprendemos e sentimos tantas coisas, fora um turbilhão de acontecimentos e eventos que Eureka nos trouxe desde a chegada de Jack, perdi a conta de quantas vezes a cidade teve de ser evacuada e de quantas vezes esta sofreu por conta de uma invenção maluco dos cientistas da GD. E Eureka suportou tudo isso, com garra, sempre firme e forte, sempre dando a nossos personagens felicidades e conquistas. Eureka não podia chegar ao fim por causa de um corte de gastos do governo, este não podia ser o final que a série estava por nos apresentar…

 E não o fora. Eureka continua viva e forte, com todos os seus cientistas loucos e nossos queridos personagens, que definitivamente encontraram o seu tão esperado final feliz. Carter e Allison estão casados, felizes e estão por fazer uma família cada vez maior, Henry consegue Grace de volta e se torna chefe da GD, Fargo e Holly conseguem reacender o relacionamento e Zane e Jo finalmente se entregam ao sentimento que os une. Ainda tivemos personagens de menor importância a fazer aquela última visita a Eureka, ver Zoe novamente foi gratificante, ver Vicent sorrindo, ver Parish sempre incomodando alguém, ver Grant retornar e salvar o dia. Enfim, foi um episódio notalgico que ofereceu o melhor final possível para a série. Um final onde todos encontram-se felizes e unidos.

Ainda antes de chegar ao definitivo The End, Eureka nos fez dar uma pequena risada novamente, uma risada com gosto agridoce pois ali sabíamos que a série estava por chegar ao fim. Ver os momentos iniciais da série refletidos nos momentos finais fora extremamente cômico, nostálgico e, pode-se dizer, até mesmo depressivo.

 Enfim, Eureka chegou ao seu final apresentando uma temporada excelente, tenho a audácia de dizer que esta fora a melhor temporada da série. Eureka pode até ser uma série que não ficará marcada na história, porém está sempre será uma série que lembrarei com orgulho, com alegria e paixão, pois não há um lugar, nem no mundo real e nem na televisão, igual à Eureka e cá sempre será um refúgio para aqueles que conheceram as suas histórias. Adeus Eureka, nos encontramos em algum futuro não muito distante, ou quem sabe até em outra linha temporal?

 

Artigo preparado por: Well Fernandes

7 thoughts on “Eureka (5×13) – Just Another Day… (Series Finale)

  1. Muito bom seus comentários Well! Será uma série que deixará muitas saudades, e como você brilhantemente destacou: “..uma série que não ficará marcada na história, porém está sempre será uma série que lembrarei com orgulho, com alegria e paixão..”

    Agora só fiquei curioso com o final. Na hora que eles se vêem o reflexo deles em outro carro, no primeiro episodio teve aquela cena mesmo?

    Abraço.s.

    • Olha me falha um pouquinho a memória, mas teve uma cena semelhante sim… Acredito que fora até por causa desta visão que o carro de Carter bateu e quebrou, o que fez este parar em Eureka para consertar o carro.

      Muito obrigaod pelo feedback Well, tentei ao máximo extrair em precisas e belas palavras toda a emoção que senti ao assistir o final desta fantástica série.

      Atts

  2. Para aqueles que sentem falta de eureka recomendo warehouse 13… a serie faz varias referencias a eureka e tem até alguns episódios com douglas fargo…. ja da para matar um pouquinho da saudade ^^

    • Então, meu colega Jorge Pontes já falou muito bem de Warehouse 13 e lembro que uma personagem da série fez uma participação na temporada anterior de Eureka…

      Vamos ver se um dia encontro-me com tempo, talvez eu me perca no universo de Warehouse para sentir um pouco mais de nostálgia em relação a Eureka.

      Atts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s