The Newsroom (1×01) – We Just Decide To


Alguns amaram. Outros odiaram. E para os demais é apenas uma série mediana. Afinal, The Newsroom é boa?

Gênio para alguns. Mero mortal para outros. As produções de Sorkin sempre tiveram o dom de dividir opiniões, sejam elas no cinema ou na televisão. Confesso que não conheço suas obras televisivas, porém tenho certo respeito por seus e achei sua direção/produção/roteiro impecável em The Social Network.

Sendo criada por um dos grandes nomes da atualidade, The Newsroom gerou expectativas e conseguiu causar certo estrondo em relação a sua estréia. Porém as criticas não foram todas positivas, a média no metacritic não superou os 57 pontos. Para trazer as contradições temos muitos sites e blog especializados a elogiar demasiadamente a série. Minhas expectativas desceram ladeiras abaixo após visualizar a média, porém ainda havia pessoas inteligentes a elogiar a inteligência da série. Sabia que seria uma difícil missão comentar a mesma, porém percebi que seria uma missão ainda mais difícil do que havia imaginado antes. Mas afinal, a pergunta que não quer calar, the Newsroom é boa ou não é?

Sim, meus caros, é uma boa série. Mas não venham com muita sede ao pote, ou esperando um flash de originalidade, pois não há. O piloto não se destaca por sua trama ou por seus personagens, o que realmente dá um toque especial a série é os rápidos e poderosos diálogos, que juntos com uma direção certeira conseguem exprimir precisamente o que a série pretende nos passar. Sendo assim, o episódio teve três grandes momentos que se destacaram perante os demais. Mas, volto a repetir, a série não traz nada de original ou algo que seja um grande diferencial.

A não ser que você considere Jeff Daniels um diferencial. Sua atuação é certeira, seu personagem é a alma da série, porém seu personagem não traz nada de novo no ramo televisivo. Possui uma personalidade forte, é arrogante, egoísta e prepotente, porém é absurdamente qualificado para fazer aquilo que faz e faz isso com uma excelência. E fora este que protagonizou um dos primeiros grandes momentos deste episódio, o prólogo, a cena onde seu personagem explode e acaba por dilacerar sua opinião sobre a América, evento que ameaça toda a sua carreira e que ocasiona as mudanças que dão origem à trama principal da série.

O segundo grande momento surge com a aparição da protagonista da série. Se o primeiro prólogo fora sobre política e situação sócio-econômica da América, o segundo momento faz uma critica direta ao jornalismo no país, dilacerando criticas sobre a superficialidade das notícias e das falta de ativismo jornalismo no país.

Antes de comentar o terceiro grande ato, vamos nos perder um pouco e comentar sobre a trama da série. The Newsroom conta a história de Will McAvoy, consagrado jornalista e âncora de um conceituado jornal de notícias, e como sua vida profissional é abalada após este proferir sua opinião sobre o estado atual da América. Sendo assim, este pega três semanas de férias e tem de encarar toda uma mudança ao retornar ao seu trabalho, sendo a principal uma mudança geral em sua equipe. A presença de uma conhecida do passado, com quem provavelmente teve um relacionamento amoroso, gera ainda mais conflitos e causa uma turbulência na redação. No geral, a trama é boa, há personagens interessantes porém o foco da série é Will e está meio óbvio que o desenvolvimentos destes serão afetadas devido a isso. Mas no geral o resultado é bem positivo, mas vou esperar mais detalhes sobre os coadjuvantes para lhes mostrarem uma opinião.

O terceiro grande momento nos mostrou como é que ocorre um grande furo jornalístico. Confesso que fiquei preso a cada momento, a cada segundo observando como as informações ficavam por voar na redação e a forma com que estas estavam por ser transmitidas quase que automaticamente no ar. Fiquei vislumbrado com esta seqüência de pequenas cenas.

Concluindo, é sim uma série boa, mas dependerá bastante da subjetividade de cada telespectador. Particularmente gostei bastante da série, esta traz um tipo de protagonista que me cativa, uma trama básica e interessante e personagens cativantes. Como disse anteriormente, não procure por nada grandioso ou original, procure por uma boa série e lhe garanto que irá encontrar uma.

Artigo preparado por: Well Fernandes

2 thoughts on “The Newsroom (1×01) – We Just Decide To

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s