Falling Skies (2×02) – Shall We Gather at the River


Ao finalizar a premiere desta segunda temporada, ficou bem fácil observar como o uso indevido de dramas e personagens pode afetar a qualidade de uma série. E neste episódio ganhamos uma nova lição, aprendemos como estas mesmas tramas que antes foram prejudicadas e más trabalhadas podem crescer, podem aumentar o nível da série e tornar esta mais interessante. Acontece que Falling Skies teve um lapso de qualidade e apresentou um episódio eletrizante, que conseguiu reunir todos os elementos que a série já falhou em demonstrar. Foi um bom episódio e creio que podemos esperar uma temporada melhor do que a antecessor.

 O desenvolvimento do episódio mostrou-se inesperadamente eletrizante. A série soube ligar o que nos interessa com momentos básicos, momentos que antes se encontravam em grandes proporções, irritando-nos e diminuindo a qualidade da série. Foram os romances bobos e alguns diálogos apáticos que protagonizaram estes momentos, porém o foco não ficou nisto, o foco fora a sobrevivência e o episódio acertou neste quesito.

 Faltavam argumentos para podermos acreditar em uma possível coerção mental de Tom, e isto fora razão da minha explosão de raiva no review anterior. Porém neste episódio os elementos estiveram em alta, tivemos lapsos de memória, falta de noção do tempo, pesadelos, tudo composto para nos fazer acreditar que Tom poderia sim ter sido feito de marionete para as experiências com o intuito de espionar a resistência.

 Gostei da forma madura com que os personagens lidaram com este fato. Tom sendo coerente e sabendo do risco que estava por apresentar e seus filhos sendo maduros e não causando furor algum. E Tom estava certo, algo não estava normal, e assim conhecemos mais um elemento da tecnologia alienígena, uma criatura parasita que, provavelmente, possui como intuito coletar informações enquanto reside em seu hospedeiro. A 2ª Mass pode até ter conseguido uma vitória neste episódio, porém a guerra está longe de acabar e os aliens estão sempre um passo à suas frentes.

 Os filhos de Tom também sofreram uma drástica mudança neste episódio, não foram tão irritantes ou foram o centro das atenções 100% do tempo. Hal está por assumir sua posição como primogênito da família, Ben manteve todo o seu ódio porém o roteiro explorou mais o seu lado alien e, apesar de poucas novidades, conseguiu trazer algum interesse. Até mesmo o pequeno Matt teve seus momentos de destaque ser sem irritante.

 Fora legal também ver que o foco não está mais centrado nos Mason. Claro, estes ainda são os protagonistas da série, porém a divisão de afazeres está bem mais diversificada de que na temporada anterior, dando assim oportunidade da série em explorar um pouco mais outras situações e novos personagens. Como, por exemplo, Pope, que demonstra nitidamente sua raiva por Tom e seu desgosto com o retorno do personagem a 2ª Mass. Acredito que não tenha sido intenção do episódio nos passar a sensação, ao final, de que Tom morrera, pois afinal ficou claro na cena que este caíra sobre a água, mas acredito que a intenção do episódio fora mostrar do que Pope é capaz e que este está disposto a matar qualquer um se isto significar a sua sobrevivência.

 Enfim, um bom episódio. Fico contente por Falling Skies finalmente estar por aproveitar suas possibilidades e estar por crescer com as mesmas, a esperança agora fica para que a temporada continue por explorar este lado mais tenso da trama, mostrando sempre pequenos e grandes desenvolvimentos, focando no interessante e caminhando na direção correta. Falling Skies possui todos os elementos para compor uma segunda temporada infinitamente superior a sua antecessora e espero que a temporada saiba aproveitar tais elementos, assim como este episódio soube.

Artigo preparado por: Well Fernandes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s