Game of Thrones – 2ª Temporada (2012)


Um épico. Sim, a série da HBO é uma das maiores produções que já feitas para a telinha, está por significar para a televisão o que a trilogia The Lord of The Rings significou para o cinema. Game of Thrones se estabeleceu como uma das melhores séries da atualidade e não faz isso nos apresentando pouco, a série realmente fez por merecer os milhares de fãs que está por ganhar em todo o mundo e fez por merecer todos os elogios que recebebeste.

Meus elogios em relação à série apenas cresceram no momento em que iniciei minha jornada nas páginas de Guerra dos Tronos (título do primeiro volume no Brasil). A maneira fantástica com que Martin narra a sua história é sabiamente transmitida pela série, por vezes sinto que poucos foram os momentos que ficaram de fora, mas ainda é muito cedo para arriscar-me fazer comparações entre a série e os livros, estou apenas no inicio do primeiro volume, deixo esta responsabilidade para mãos e mentes mais hábeis.

A primeira temporada cresceu em seu percurso, iniciou de uma maneira não tão satisfatória e fora ganhando proporções que apenas os fãs da saga saberiam que iriam ganhar. Algumas pessoas não resistiram a fase de preparação que a série teve em seu inicio, sem conhecer a história, muitos desistiram antes que esta pudesse explodir. Erro deles, a primeira temporada teve um final espetacular e esta segunda não começou por menos. Foram dez episódios, alguns melhores outros um pouco inferiores, mas todos dotados de uma qualidade única, um roteiro excepcional, personagens enigmáticos e cativantes e acontecimentos marcantes. Blackwater teve um orçamento cinematográfico e fora um dos melhores episódios que este ano já nos apresentou, suas cenas de batalha foram fantásticas. Visualmente a série encontra-se no limite da perfeição, os gigantescos cenários estão cada vez mais belos, as cenas em CG estão belíssimas e bem realistas, não há o que reclamar em relação à produção da série.

Portadora de uma produção espetacular, o casting também não ficou para trás, os atores se mostrarão ainda mais confortáveis em seus respectivos papéis e as adições que a temporada trouxe foram excelentes. O roteiro absorveu toda a dramaticidade do livro e nos apresentou diálogos marcantes, que combinados com as atuações certeiras geraram diversas cenas que ficaram na memória daqueles que tiveram o privilégio de absorvê-las por completo.

Sim, é inegável o fato de que, olhado de uma forma superior e mais critica, pouco fora desenvolvido para alguns personagens. Porém devemos elogiar o trabalho primoroso que a HBO está por fazer, os livros contém muitas páginas, diversos personagens diversas tramas paralelas que deveriam ser contadas, porém não há espaço para compartilhar todas estas histórias. Sim, Jon, Dany, Robb e Stannis foram sub-aproveitados, poderiam ter mostrado muito mais, mas a série desenvolveu a trama deste e de diversos outros personagens, é pedir demais que todos tenham o mesmo tempo de antena ou o mesmo nível de desenvolvimento.

Não vou me atrever a contar detalhadamente o que aconteceu nestes dez episódios. Basto-me a dizer que todo episódio teve o seu acontecimento significativo, tivemos tramas a serem exploradas calmamente, dando o devido tempo de desenvolvimento que cada um dos personagens, e que cada trama, necessitava. Esta temporada mostrou-se bem mais confortável do que a primeira, sabia perfeitamente no que investir e no que deixar de lado, fora uma temporada que teve sua qualidade a crescer com o decorrer dos episódios e mesmo trazendo um desenvolvimento meio parado soube encontrar formas de deixar cada episódio interessante, cada episódio essencial, sendo que em apenas The Prince of Winterfell senti pequenas falhas neste quesito,

A história da série em si já é um prato cheio. Esta temporada serviu para nos situar em relação aos personagens, para sabermos definitivamente de quem gostamos e de quem odiamos, e sempre tem aqueles que não fazem diferencia alguma. Encontrei-me facilmente torcendo pelo destino das crianças Starks (Bran, Sansa e Arya), encontrei-me tenso de ódio por Joffrey e toda a sua crueldade, fiquei perdido entre a guerra fria de Cersei e Tyrion. Sei que o livro deve passar estes sentimentos com mais facilidade, porém é um mérito da série conseguir transmitir tais aos seus telespectadores, nos deixando ainda mais conectados com a mesma.

A temporada soube ter um inicio empolgante, trouxe a tensão pelo meio da temporada e fora finalizada nos deixando paralisados na expectativa do que vem a seguir. Muitas tramas ficaram no ar, muita coisa ainda há de ser resolvida e a expectativa pelo retorno da série só ficou maior com o episódio final. Ouso dizer que os segundos finais foram ainda mais magníficos do que os apresentados pela Finale da temporada anterior, acompanhar todo aquele exército rumando em direção a muralha me causou uma sensação de tensão maior ainda do que as surgidas quando os dragões de Dany ganharam vida.

Enfim, fora uma temporada que superou sua antecessora, quando esta iniciou já estávamos mais acostumados com a atmosfera criada por Martin, já sabíamos a quem torcer e a quem odiar, já tínhamos uma idéia sobre a trama da mesma e não ficamos tão perdido como ficamos quanto a série teve inicio.

Com poucas falhas e muitos acertos, é confiante de que teremos uma terceira temporada ainda melhor que me despedi de Game of Thrones nesta segunda temporada, temporada que fora responsável por me fazer apaixonar definitivamente pela mitologia criada pelo grande Martin.

E por fim queria agradecer a Martin pelo universo fantástico que este criou. Também queria aproveitar a oportunidade de dar os meus Parabéns a HBO por trazer isto a nós, de uma maneira ousada, épica e excelentemente bem planejada.

Artigo preparado por: Well Fernandes

One thought on “Game of Thrones – 2ª Temporada (2012)

  1. Eu Achei Um final de Temporada Bem Estilo HBO Inesplicavel 😉 , Mais Eu Ainda Acho A História Mais Poderosa que a HBO tem em mãos é True Blood, How to Make It America e Enlightened.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s