Touch (1×12) – Gyre, Part 2 (Season Finale)


Esta é a razão pela qual não gosto de avaliar episódios duplos em um único contexto. Gyre, Part 2 é muito superior ao seu anterior e sua classificação final seria afetada caso tivesse que avaliá-los como um único episódio. Mas ainda assim fiquei com uma sensação agridoce, ainda acho que a série perdeu preciosos tempos, que certos momentos foram sub-aproveitados e que muito mais drama poderia ter sido apresentado. Mas enfim, no final ainda sai satisfeito e até um pouco ansioso para a próxima temporada.

Clea me enganou direitinho. Adoro quando sou enganado desta maneira por personagens que nunca esperava ser capaz de tal, Clea fez o seu jogo, ganhou o meu ódio mortal no episódio anterior e se mostrou inteligentemente superior. Esta conseguiu reunir e ajudar na fuga de Martin e Jake, só é uma pena que, ao que tudo indica, a personagem não terá um papel tão fundamental na próxima temporada, até mesmo a sua presença nesta ficou questionável após esta finale.

Tudo indica que Lucy será a nova personalidade feminina a fazer parte da vida de Martin e Jake. Maria Bello é uma excelente atriz e toda a história de sua personagem misturada com a trama atual da série pode nos trazer revelações e diversos momentos interessantes. Fiquei por sorrir como um bobo ao final com o encontro entre ambos os personagens, esperei ansiosamente por uma conversa reveladora ou ainda mais promissora acontecesse, mas infelizmente fiquei apenas com água na boca.

O maior ponto fraco deste episódio fora a falta de revelação, a sensação de que houve um grande avanço na trama mas que ainda não sabemos de nada. Ficou um vazio, a série não respondeu nenhuma de minhas perguntas mas também não se precipitou em tentar criar mais. Ficamos no mesmo lugar quando se trata de informações sobre a Aster e seus experimentos, sobre as demais 34 crianças a sentir o universo. Enfim, senti um pouco a falta destas revelações, mas ao menos a série ainda tem o que apresentar em sua segunda temporada.

O que mais gostei sobre o episódio fora precisamente o que mais desgostei na primeira parte desta Season Finale: as conexões. A trama dos músicos não tinha local entre a trama ou o desenvolvimento dos personagens principais, mas ainda assim fora interessante de se assistir. A conexão entre Randall e Martin foras usada de forma inteligente e soube trazer um pouco de emoção para o episódio, trazendo uma conclusão para a trama do rapaz. Fiquei surpreso quando reencontramos rostos conhecidos de conexões anteriores neste episódio, ver o Príncipe Invisível e o outro senhor novamente fora recordável e também nos transmitiu a sensação de despedida que o episódio necessitava.

E o que fora os últimos segundos? Ainda estou por me perguntar como um pequeno aperto de mão, como um pequeno gesto do pequeno Jake em relação a Martin pode me deixar tão, mais tão contente. Como descrevi no review anterior, existe algo em Touch que me faz ficar deslumbrado com pequenos detalhes, existe algo sobre o universo transmitido pela série que é capa de me deixar maravilhado e é o pequeno desenvolvimento da relação de Martin e Jake que me deixam ainda mais maravilhado.

Enfim, não fora a temporada que esperei e nem a Season Finale que esperei, mas ainda assim estou satisfeito com a série. Espero que os erros desta temporada sejam sabiamente corrigidos e que a série saiba explorar de uma forma mais viva e mais agitada o que realmente lhe é interessante. Potencial existe, um elenco talentosíssimo existe e podemos dizer que até uma boa produção marca presença, só falta acertar os pontos, acertar os números e nos trazer uma segunda temporada tão boa quanto à primeira.

Queria aproveitar e agradecer a presença de todos. Touch fora uma das estréia que mais aderi apreciação nesta temporada e não seria a mesma coisa sem ter vocês com quem comentar. Vejo todos na próxima Fall!

Artigo preparado por: Well Fernandes

Deixe uma resposta

