Grey’s Anatomy (8×24) – Flight (Season Finale)


Há muitos adjectivos que poderiam retratar bem o que se passou nestes 45 minutos, mas certamente o que melhor descreve é controverso. A nostalgia esteve presente durante todos os 45 minutos, muitas despedidas estão a preparar-se, uns por mudanças, por realização de sonhos, outros por falta de opção e outros ainda por um destino fatal inesperado. O episódio teve bons momentos, teve momentos que podiam render muito mais e outros colocados meio que à presa. Adorei todo o paralelismo entre as cenas do hospital e o desastre, mas por várias vezes desejei que o foco estivesse sempre no desastre de modo a evitar a incerteza durante os meses de espera pela nova temporada. Shonda gosta de drama, desastre, casos amorosos mas por vezes tende a exagerar, nós já tivemos praticamente todo o tipo de acidentes e tal como Cristina referiu mais parece uma morgue que um hospital. Isto já para não falar nos inúmeros casos amorosos, quem é que ainda não se envolveu com o colega em Seatle Grace?

Este episódio levantou inúmeras questões e não gerou uma opinião consensual dos fãs, muitos encontram-se revoltados com o desfecho de algumas das personagens, eu não partilho do mesmo sentimento, gostei do episódio e acho que apesar de algum exagero em algumas partes, as interpretações foram boas. Afinal de contas o que se espera de season finale de Grey’s Anatomy: dramatismo, boas interpretações, incerteza, nostalgia e isso, este episódio conseguiu. Matar Lexie logo aos 15 minutos pode não ter sido a opção mais coerente, sempre pensei que se fossemos ter mortes elas demorariam um pouco mais a acontecer. Lexie sempre foi uma personagem bem aceite pelos fãs e muitos ansiavam pelo momento em que o seu casalinho preferido ficava junto, e aí Shonda errou ao dar esperança aos fãs após a declaração para rapidamente tirar-lhes o chão com a morte da personagem. Mas Lexie foi perdendo o brilhantismo e a presença constante que teve em outras temporadas, tendo mesmo inclusive ficado fora ou praticamente sem aparecer em alguns episódios desta temporada. Por isso apesar de ter ficado algo surpreendida, uma vez que não sabia dos rumores que a actriz pretendia abandonar a série, confesso que se a morte de Lexie tivesse acontecido em temporadas anteriores sentiria mais a sua falta.

Lexie – Teve apenas 15 minutos no episódio, confesso que apesar de ir sentir a sua falta, principalmente por dar alguma história a Sloan, uma vez que há muito tempo que a personagem não tem um arco realmente relevante, teria sentido mais se tivesse sido por exemplo Arizona. Matar a litle grey não deve ter sido uma decisão fácil, afinal a personagem tem uma grande base de fãs e portanto a sua morte seria sempre controversa, mas perante um desejo de saída só há duas alternativas: ou morte ou ida para outro hospital, outra cidade, mas isso não significaria desistir do amor que proclamou? Tudo seria válido menos uma saída como a Izzie. Contudo poderia e deveria ter prolongado a situação, deveria ter conseguido transmitir mais emoção ao telespectador, afinal lágrimas e o coração a bater forte como em alguns episódios não foi conseguido. Apesar de não ter achado a actuação dos actores má, penso que principalmente o Sloan poderia ter transmito mais emoção.

Sloan – Aqui está uma personagem que nunca teve um arco relevante sem ser os que envolvem sempre as suas inúmeras relações. O seu estado é complicado e poderemos ter aqui a morte dos dois pombinhos e quem sabe um reencontro e o “final feliz” possível. Mas eu gostaria mais de ver finalmente Sloan a ser explorado e ver como este lidaria com a perda do seu grande amor, mas sempre numa abordagem diferente da Teddy e Izzie. Não posso dizer que Sloan esteve mal, mas sinceramente achei a despedida de Lexie meio apagada, afinal as expectativas depois de perceber realmente o que iria acontecer eram elevadas e acabaram um pouco defraudadas.

Arizona – Ora aqui está o meu maior receio, a sua morte, e as coisas não se adivinham risonhas afinal as lesões que apresenta são graves e depois de alguns discursos da Callie e da própria Arizona o meu receio aumentou ainda mais. Penso que ser for essa a opção a série perderá uma das melhores personagens. A interacção de Arizona e Callie é das melhores da série e o que dizer da interacção de Arizona e Karev, Arizona torna Karev uma melhor pessoa. Sempre adorei a personalidade bipolar de Karev, capaz de ser frio e insensível e ao mesmo tempo colocar em risco a sua carreira de médico para ajudar a salvar um paciente, adorei o discurso de despedida de Karev.

Derek – Ressuscitar novamente a história de médico com problemas de articulação da mão não me parece de todo uma boa opção, já passamos por isso com Burke e portanto ou mudam de ideias e abordagem ou será um second round algo desnecessário. Derek teve pouco destaque neste episódio.

Meredith – Foi a mais emotiva e a que mais sofreu neste episódio, apesar disso também teve o seu momento menos feliz. Num cenário de catástrofe com marido desaparecido e irmã morta, sai-se com “you are my person”, really Meredith? Sempre fui admiradora da amizade destas duas mas naquela cena parece que Meredith estava mais chateada por já não ser a person de Cristina que propriamente pela a morte de Lexie e possivelmente de Derek, achei a citação muito fora de contexto.

Cristina – Para mim a melhor, quer seja na parte dramática, quer na parte de comédia. A procura pelo ténis conseguiu provocar-me algumas risadas. Mas foi também ela que teve mais destaque e conseguiu apagar vários fogos. Ninguém tinha dúvidas que Sandra Oh era uma excelente actriz e acho que aqui ficou mais uma vez provado.

Teddy e Owen – Apesar de ter gostado de finalmente estes dois fazerem as pazes, a saída de Teddy como que surgiu do nada e pareceu-me muito acelarada. Mas há muito que todo o seu luto irritava pelo que a sua saída apesar de ter sido surpresa da maneira que foi certamente não deixará ninguém muito triste.

Bailey – A história mais sem interesse do episódio, sinceramente nunca gostei da vida sentimental de Bailey, simplesmente acho que não combina com a personagem, portanto o drama do casamento e do relacionamento à distância passou-me totalmente ao lado.

O jantar- Gostei da maneira como episódio começou com o início da residência, os conselhos do chefe e o paralelismo com o acidente. Contudo o jantar não teve o impacto pretendido, alguns momentos seriam dispensáveis e eu só pensava, mas porque é que o foco não está na selva.

Resumindo até porque o review já vai longo, gostei do episódio mas penso que podiam e deviam ter aproveitado melhor certos aspectos, nomeadamente no que diz respeito à emoção transmitida, ao momento escolhido para a morte de Lexie e dar mais foco à selva pois os minutos passados no hospital eram como que dispensáveis para quem estava ansioso para perceber realmente o que se ia passar na selva. Contudo o paralelismo entre os dois sítios foi bem conseguido. Talvez se o episódio fosse duplo o resultado fosse melhor, permitia desenvolver melhor as histórias, permitindo mais emoção. Espero que este episódio levante novas histórias e não seja uma repetição de antigas. Quando as expectativas são altas normalmente as desilusões são maiores por isso este episódio foi tão controverso. Penso que o primeiro episódio da nona temporada será muito mais emotivo e dramático, até lá então!!!

Artigo escrito por: Filipa Silva

2 thoughts on “Grey’s Anatomy (8×24) – Flight (Season Finale)

  1. Os primeiros quinze minutos foram perfeitos. Fiquei In Tears pela morte de lexie, esta é uma das minhas personagens favoritas e realmente torcia pela sua união com Sloan.

    mas o restante do episódio não soube manter o ritmo, não soube manter a dinamica e manter a emoção, perdemos tempo com dramas desncessários e o que deveria ter sido focado não foi. Foi uma boa Season Finale, isso foi sim, mas poderia ter sido muito melhor…

    Lexie, you will be forever in my heart…

    Atts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s