Revenge (1×20) – Legacy


Para entendemos o presente, por vezes precisamos retornar para aquele que tem sempre as respostas: o passado. E é assim que Revenge preenche algumas lacunas, estas deixadas a fim de criar um climax para o encerramento da temporada. Logo no piloto nos é introduzido brevemente a história dos Grayson e o escândalo que os assombra, este que refletiu mortalmente na vida da familia Clarke, cujo pai, David teve sua vida lapidada graças aos pauzinhos mexidos pelo magnata do Hamptons. Amanda ressurge como Emily visando limpar o nome do pai, além de vingar sua morte, porém mesmo sabendo superficialmente como se transformou nesta máquina de vingança, ainda não nos fora apresentada propriamente a mutação da protagonista, desde que esta saira do reformatório.

“Legacy” é totalmente baseado em flashbacks, mostrando uma revoltada e auto-destrutiva Amanda Clarke numa balada, distribuindo chutes e quase acertando com o acento da privada na cabeça de um garotão que ela conhecera naquela noite, este que frustado por não conseguir levá-la para um local mais privativo, resolve pegar bem na sua frente, uma outra moça qualquer ali presente, esta disposta a dar o que ela não quis. Tudo isto ocorre para que esta seja expulsa do local e sem espanto algum, reencontre Nolan, este que estava já a sua espera na porta da casa noturna. O reencontro entre futuros parceiros de crime se dá seis meses após a saída de Amanda do reformatório e tentando cumprir com a promessa que fizera ao pai dela, busca formas de acompanhar a rebelde aonde quer que esteja, considerando quão explosivo é seu temperamento. O interesse maior é convencê-la a se aproximar mais de seu pai, ou seja, ler toda a “herança” escrita que ele deixara na “Infinity Box”, porém percebe que as coisas com a filha do falso assassino funcionam somente conforme ela quer.

Intrigada com a insistência de Nolan, resolve voltar ao seu antigo habitat, este que fora obrigada a se afastar desde o escândalo envolvendo seu pai e é agora que Amanda reconecta-se com o presente, mas sempre com as assombrações e lembranças do tempo que viveu ali. Jack é o primeiro a reaparecer diante de seus olhos e o garotinho adorável no qual brincava constantemente na praia, agora é um jovem assim como ela, dono de um cabelo bizarro por sinal.

Buscando respostas para o vazio que ficara desde que foi separada de seu pai, Amanda invade sua antiga casa e ali se depara com toda a verdade ao ler detalhes importantes deixados nos diários de seu pai e são com estes rabiscos que começa a compreender tudo que ocorreu e principalmente quem era as figuras envolvidas na trama que o colocou como culpado do acidente aéreo.

Victoria do passado estava altamente presa ao passado anterior a este mostrado, alimentando o amor que ainda senti por David Clarke junto a misto impotência por ter colaborado com o plano que o incriminou, mas tratando-se de sua familia e principalmente, do futuro de seu filho, pensou no que seria melhor para ela, acima de qualquer amor que sentisse por ele. Revela-se que os Grayson estava mantendo a antiga casa de Clarke vazia, muito disto pelo apelo sentimental que a Mamma Bitch ainda tinha com o local, mas é justamente por isto que Conrad resolve colocá-la a venda. Amanda que estava ali minutos antes, escuta toda a conversa e é a partir deste momento que decidi prolongar um pouco sua estada pela cidade. Em outra visita ao bar local, escuta a namorada bartender de Jack falar que não conseguira dividir-se em seu trabalho fico e extra na festa de fim de ano, que por sinal seria na mansão dos Grayson. É neste momento que Amanda se voluntaria para cobrir a moça, dividindo assim os lucros.

Para sua alegria, mesmo a trabalhar como garçonete na noite da vira de ano, tem a oportunidade de conhecer o habitat dos Grayson, os principais responsáveis, sem contar com o grupo seleto de amigos e cúmplices que estarão presentes por ali. Correndo paralelo ao nascimento da futura Lady V, Conrad e Victoria são ameaçados por uma carta anônima, levantando suspeitas dentre todos aqueles que sabiam a verdade por trás do acidente. O capanga Fred faz a ponte para seus patrões, garantindo sigilo de boa parte dos envolvidos, afinal cada um tem suas motivações, ambições e ganhos com a história, descarta-se alguns nomes da lista de suspeitos.

Um importante mata a mata é feito na mente de Amanda quando ela começa a distribuir os nomes nas meses reservadas e um a um, relembra quem são as personagens, seja o politico animal ou o contabilizador corrupto, porém é um nome seguido da palavra verdadeiro amigo que chama sua atenção no diário do pai: Roger Hasteld. O homem se mostra bastante incomodado em ter sido convidado a festa e exigi a Amanda que o deixe bem afastado dos holofotes, o que a instiga a descobrir mais informações sobre este tal amigo de seu pai. Num ambiente dominado por cobras e piranhas, é realmente raro ver uma espécie leal, esta que em meio a tanta corrupção e traição, torna-se uma criatura em extinção. Roger por fim confirma as suspeitas, porém sugeri que não se envolva neste perigoso terreno, por maior que seja sua vontade de provar a inocência do pai.

Com a festa a iniciar, os convidados começam a interagir, entre eles o ácido jornalista Treadwell e a psicologa alpinista social, sem contar com alguns outros conhecidos rostos, estes que fazer o radar de Amanda ficar sempre em alerta. Enquanto isto, é revelado em outro flashback como David Clarke se tornou vizinho dos Grayson e a partir de seu envolvimento com a Global Grayson, acabara por conhecer sua grande paixão, justamente numa Noite de Ano Novo, onde o brilho no olhar de Victoria e Davir só deu indícios que a paixão foi instantânea. Retomando ao festa em 2002, outro affair que é legitimado é o de Cornad e Lydia, esta que diz que ajudou exclusivamente Conrad perante o tribunal, pois se importa muito com ele e não com seu dinheiro. Aham, senta lá…

Durante o brinde que dará boas vindas ao ano de 2003, Cornad ao lado de sua mulher desejam muita prosperidade, sucesso e dinheiro para todos ali presentes e aproveitando a boa ocasião, anuncia que a casa ao lado passara para a ser habitada pelo casal Davis, afinal grandes amigos devem ser mantidos próximos a eles, tão próximos que até dividem a mesma cama, não é mesmo?

Além de mostrar como o affair de Conrad e Lydia começou, Victoria revela-se como uma mulher ainda fragilizada com o passado, principalmente quando abre seu coração para sua até então melhor amiga, que agora ganhou como um passe de mágica o direito a morar na casa vizinha, a casa que um dia pertenceu a seu grande amor, David Clarke.

Como já era de se suspeitar, Roger transforma-se em mais uma peça do tabuleiro a ser descartada do jogo e é quando Fred o questiona sobre a carta ameça, que percebe-se que o beberrão amigo de Clarke já estava sentenciado. Amanda que vê no homem uma possibilidade de aliado em seu plano, acaba se deparando com o amigo de seu pai morto numa banheira cheia de sangue, tentativa forjada de parecer que este cometera suicídio, considerando que era alcoólatra e um pouco instável emocionalmente.

Dando o braço a torcer, Amanda conversa com Nolan e com lágrimas aos olhos e o desespero de descobrir quão fundo é o buraco, resolve abraçar seu destino, mais precisamente, abraçar sua vingança e mesmo com o fiel escudeiro de seu pai lhe aconselhando não escolher este caminho, Amanda Clarke irá até o fim para derrubar cada individuo relacionado, direta ou indiretamente relacionado.

Artigo preparado por: Mary Barros

One thought on “Revenge (1×20) – Legacy

  1. Adorei este episódio… A série mudou um pouco a forma de contar a sua história e fora bom ver que sair do comodismo não é prejudicial a trama em si.

    Fora bom ver um pouco mais do passado dos personagens e descobrir como tudo fora desenvolvido. Desejo só ver um flashback sobre como a conspiração Clarke fora desenvolvida.

    Sò há algo que está por me inquietar… Quantos anos tem o Sammy? Em 2002 ele estava vivo, não lembro precisamente em que ano David foi preso, mas acho que fora em 1996 ou 1194, e agora estamos em 2011 (ou 2012) e o cachorro continua incrivelmente vivo. Surreal!

    Atts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s