Person of Interest (1×23) – Firewall (Season Finale)


Person of Interest aprimorou a arte da hipnose nesse incrível episódio.

Confesso que esperava um episódio completamente diferente, esperava que tudo fosse centrado e na máquina nos personagens principais, criando um episódio mais intimista. Fui surpreendido de forma completamente positiva.

Inicialmente temos a informação de que o FBI tem a localização do Reese e está tudo certo para prendê-lo. Nesse momento achei que o episódio seria um baseado no já clássico retorno para explicar como os personagens chegaram aquele ponto. Apesar de esse ser um dos elementos do episódio, ele não fica só nisso dando uma ótima continuidade após a situação apresentada no inicio do episódio.

Essa semana teve o CPF de uma psicóloga, Caroline Turing, que tem uma prática focada em poucos, poderosos e discretos clientes. Toda a cena de apresentação da personagem, em ela trata de uma versão contemporânea do Don Draper de Mad Men, foi muito bem colocada, pois torna compreensível a conclusão de Reese e Finch de que Caroline é a vitima. Em nenhum momento passou-me pela cabeça que Caroline que seja a uma assassina. Intercalando com essa cena, tivemos Fusco sendo intimado para um trabalho para HR, que tem como alvo a Doutora Turing. Toda essa cena é uma homenagem aos filmes de máfia, com o restaurante escuro, o vinho sobre a mesa e com apenas um dos homens vestidos de policial. Foi impossível não lembrar “O Poderoso Chefão”.

Muita coincidência tudo estar tão conectado? Sim é, mas isso é tão mínimo que não incomoda em nada. Para entrar em contato com a Caroline, Reese se passa por paciente. O dialogo entre os dois transpira química, mostrando o quão boa psicóloga ela é sem ser óbvio. Logo a HR tenta assassinar a doutora, Reese a salva e inicia a enorme e crível cadeia de eventos.

O envolvimento dos federais se justifica com um dialogo de um dos agentes: “alguém ouviu os tiros e chamou à policia”. Simples assim! Nada de professoral, nada de subestimar o expectador.  Agora HR e FBI estão atrás de Turing e Reese, que estão presos em um hotel. Os diálogos entre os dois são bons o suficiente para nos aproximar de Caroline, criando uma conexão rápida entre ela e o expectador.

As seqüências de investigação são muito bem conduzidas, o ritmo do episódio segue por um crescendo fascinante. Carter, que já desconfiava que Fusco tinha relação com a HR tem a sua certeza ao vê-lo dando informações pelo celular, com Carter apontando uma arma Fusco confessa estar  trabalhando com Finch. Tudo em crescendo, uma coisa que leva a outra, de forma crível e bem feita.

Zoe retorna para a série para realizar a investigação sobre qual cliente de Turing havia contratado a HR, faz sentido trazer a personagem de volta, pois todos os outros estavam ocupados demais e a investigação dos clientes de Turing é necessária para a reviravolta final. Por falar nisso, que reviravolta final! Alicia, que vinha perseguindo Finch, o encontra para que ela possa parar a máquina. Infelizmente, o dialogo dela foi bem ruim em comparação aos do Finch. Quando tudo parecia se esclarecer, Alicia toma um tiro da Turing (que se transformou completamente com cabelos soltos, olhar de psicopata e arma na mão). Uma reviravolta simples, porém incrível!

Reese em frente a uma câmera pede ajuda para resgatar Finch. Tudo em meio a pessoas vivendo sem nem idéia de tudo que acontece. Um ponto alto é quando a câmera identifica Reese como ameaça. Ótimo!

E foi assim, uma incrível Season Finale!

P.S: Obrigado a todos que acompanharam as reviews de Person of Interest.

2 thoughts on “Person of Interest (1×23) – Firewall (Season Finale)

  1. Fora realmente um incrivel Season Finale. É tão bom podermos acompanhar o crescimento de uma série e fora precisamente isto o que aconteceu com POI, esta apresentou um piloto mediano e concluiu em uma Finale quase perfeita, são poucas as séries que conseguem este feito…

    Atts

  2. Eu achei incrivel… realmente não esperava. A série tinha tantos tropeços de roteiro que a subestimei, achei que era só ladeira a baixo. Bom estar enganado. Agora espero ansioso a segunda temporada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s