Community (3×19) – Curriculum Unavailable


“O cinema não apresenta imagens, ele as cerca com um mundo” – Gilles Deleuze.

Foi em mais um ótimo episódio que Community prova que essa frase vale para as séries também.

Ao focar a câmera em qualquer elemento, o realizador não só decide o que é relevante para narrativa como elege aquilo que é irrelevante. Para criar a narrativa as imagens criam o conjunto de regras que funcionam para aquele mundo, é o que se chama diegése. O que tudo isso tem a ver Community? Nesse episódio, tudo.

A personalidade de Greendale foi evoluindo desde a primeira temporada, tornando a faculdade lugar cheio de possibilidades, podendo ir engraçado ao sério, do realismo ao fantástico, em questão de segundos. Quando os roteiristas escolhem uma história de “começo, meio e fim”, quantas coisas eles estão deixando de fora? Mesmo que essas histórias não existam na série, qualquer expectador com um pouco de imaginação pode pensar na quantidade de loucuras que podem estar acontecendo na borda das crônicas dos 7 de Greendale.

Por isso é tão interessante “Curriculum Unavailable” escolher, como o ótimo “Paradigms of Human Memory” (2.21), criar esquetes sobre aventuras que ocorreram longe das vistas do expectador. Esse recurso só funciona tão bem em Community porque a série criou uma diegese aonde tudo é possível. Quando o professor dá uma aula sobre “o que se pode fritar?” eu acredito que isso pode acontecer em Greendale, quando a imagem puxa um estilo Noir eu acredito que isso pode acontecer porque a série brinca com gêneros, quando Pierce ganha o premio de 10.000 descargas eu acredito porque é um lugar tão maluco que isso é possível, quando Chang aparece fazendo Garret de pré-cog, eu acredito porque o Chang é psicótico e a série gosta de brincar com referencias. Todo o ambiente foi tão bem construído nessas três temporadas que qualquer coisa pode acontecer, enchendo Community de “universos” possíveis (nesse ponto Community só empata com Doctor Who).

Para justificar essas esquetes, o fake-reitor obriga Abed a ir a um consulta psiquiatra. Claro que o grupo é tão co-dependente que todos vão. Há histórias sobre os momentos de loucura de Abed, os momentos de loucura coletiva e os bons momentos que passaram em Greendale, sempre mantendo o ar non-sense que a série consegue criar. Essas histórias são todas ótimas e fazem sentido na narrativa.

No fim, o psiquiatra foi contratado pelo Chang para fazer com que o grupo acredite que Greendale não existe (rendendo a ótima seqüência do manicômio). Foi uma grande referencia a “Ilha do Medo”? Pra mim foi, mas pode ser outra referencia que eu não peguei.

Enfim, o episódio da continuidade a uma seqüência incrível. Deixando uma difícil pergunta: como dar nota quando cada episódio tem qualidades tão distintas? Como comparar um episódio com o próximo? Essa é Community tornando prazerosa e difícil a vida de quem escrever suas reviews.

Que venha a Season Finale e não aceito nada abaixo de épico!

P.S: Melhor seqüência do Chang na temporada! Rolei de rir com o Garret pré-cog.

P.S 2: “Britta is right”. Que frase estranha.

P.S 3: Me identifiquei demais com o Abed quando a Shirley começa a falar sobre filmes.

P.S 4: Confirmada a quarta temporada, infelizmente, com 13 episódios.

Artigo escrito por: Murillo Martins

One thought on “Community (3×19) – Curriculum Unavailable

  1. Realmente fora um ótimo episódio.

    Community cada vez mais entre em minha cabeça, a série é engraçada, inteligente e não tem medo de demonstrar isso. Gostei muito do fato de ter mostrado os flashbacks, principalmente os que foram centrado no reitor.

    Também gostei da parte do manicômio, não teve como não pensar se este é uma possibilidade real ou não. Uma questão bem bolada pela série.

    Como sempre uma Ótima Review Murillo…

    Atts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s