Supernatural (7×19) – Of Grave Importance


Bobby é um fantasma. Isso sabemos e/ou suspeitamos desde que ele morreu e sua resposta ao ceifador ficou na penumbra. Sam e Dean não conseguem vê-lo, embora o Winchester mais velho tenha certeza que o caçador esteja entre eles, ajudando-os nos casos dos quais eles se veem envolvidos. O problema é que Sam é descrente, o que faz Dean desencantar da possibilidade de ter o segundo pai que Bobby representou na vida deles de volta. Há o conflito entre querer e poder que foi muito bem desenrolado ao longo da trama.

Como era de se esperar, Sam e Dean estão envolvidos em um novo caso, mas esse trabalho não é como os outros. Annie, uma outra caçadora, entra em contato com os irmãos para encontrá-los no dia seguinte à fim de colocar o papo em dia. O problema é que, ao checar uma casa mal-assombrada, ela morre, se tornando um fantasma capaz de ver Bobby. O dilema entre ser ou não ser um fantasma se inicia e o caçador, que continua muito mal humorado por sinal, se vê em um impasse com o fato de ter fugido do seu ceifador para não encontrar a luz do céu ou do inferno para ficar perambulando na terra para ajudar os irmãos em futuros problemas.

Antes de escolher ficar, Bobby foi alertado: ser fantasma pode levar à loucura. Esse fator é bem frisado ao longo da história, quando Annie e ele conversam com um dos fantasmas da casa e ele, gentilmente, mostra que o futuro de todos é a deterioração. Nenhum fantasma mantém sua sanidade para sempre e Bobby deveria ter lembrado disso ao decidir fugir do seu destino, por ter uma carreira longa como caçador e ter visto o quanto entidades sobrenaturais podem se tornar figuras malignas e desprezíveis ou seres infelizes, presas para sempre em determinado lugar sendo que poderia desfrutar do paraíso.

Essa questão é abordada por Annie como choque de consciência para Bobby. Ao encontrar seu corpo ao lado do amigo, a mulher pede para ter um enterro de caçadora, pois quer descansar em paz. Bobby, mais uma vez, repensa se fez a escolha certa em ficar, pois poderia ter tornado sua morte mais tranquila e também poderia não encher os irmãos de esperança sobre sua presença entre eles. Bobby, mesmo como um fantasma, não mudou sua personalidade e a teimosia se mostrou presente quando ele realmente quis que os Winchester soubessem que ele estava entre eles. Sem falar na autoproteção com relação a Dean e Sam, motivações para ele ter escolhido ficar empacado na vida de fantasma. O cantil de bebida que pertencia a ele, logo recebe uma justificativa, sendo o segredo para a perambulação do velho caçador com os Winchester e, quando o objeto é deixado para trás, o homem não pode acompanhá-los para todos os lados.

Depois de conflituar com sua existência fantasmagórica, eis que Bobby se vê diante da morte mais uma vez. Quase sendo aniquilado pelo fantasma da casa, ele é salvo por osmose por Sam e Dean que, depois do feito, conseguem vê-lo. Era de se esperar que viessem saudações de alegria, principalmente por parte de Dean, mas o Winchester mais velho mostrou-se decepcionado. Daí, entramos na questão de querer é poder. Dean queria que Bobby estivesse entre eles, almejou que fosse na forma de fantasma para dar sentido às suas possíveis alucinações, mas confrontando com o pensamento de Sam, desejar ter o caçador na companhia deles pode não ser tão saudável assim.

Em um pequeno diálogo, Dean diz a Bobby que ele poderia estar no céu, no bar dos Harvelle ao invés de acompanhá-los como fantasma e ter um final nem um pouco feliz. Ele está fugindo do ceifador, o que acontecerá quando ele encontrá-lo? Há a questão de se apegar mais uma vez à memória de Bobby e esse pequeno deslize ocorrerá sem dúvidas com Dean, pois era ele que sentia mais falta do homem. Porém, ao questionar como será o trabalho deles na presença do velhote, não há respostas, pois tudo realmente pode acontecer. Frisando às palavras de Dean, tê-lo por perto não é a ordem natural das coisas. Basta saber se ele continuará aparecendo para os irmãos depois de ter recebido um sermão do Winchester mais velho.

Emoções com relação a Bobby de lado, se formos analisar o episódio por completo, mais uma vez não temos novidades. Não houve comentários sobre Castiel e, para repetir o que vem acontecendo desde a entrada de Dick na história, não há nada sobre os leviatãs e o chefe desses seres está preocupadíssimo com suas escavações arqueológicas. Até quando isso vai durar, eu não sei, mas já estou achando que esses “inimigos”, se é que podemos chamá-los assim, se tornaram lenda urbana.

Dessa vez, a trama de Supernatural deixou as piadas de lado, colocando como foco central o drama de Bobby em ser um fantasma e o fato dos irmãos Winchester terem que lidar com ele. O episódio não ofereceu um respaldo do que virá a seguir mas, mesmo assim, ele me agradou, com cargas dosadas de sentimentalismo e suspense, cuja às histórias acabaram se confrontando no final e dando algum sentido a ser refletido.

Artigo escrito por: Stefs Lima

2 thoughts on “Supernatural (7×19) – Of Grave Importance

  1. Supernatural estava por precisar de um episódio desses. Estava mesmo. Mas como sempre, tudo vem em forma tardia na série e sinto que este teria funcionado muito melhor se fosse apresentado antes.

    Apesar dos pequenos, e dos grandes, erros que esta temporada tivera, ainda a acho superior a sexta. Porém a sexta conseguiu serf finalizada de uma forma interessante, quero apenas ver se esta conseguira criar um ritmo atéo episódio final.

    Atts

    • Tava demorando mesmo um episódio realmente bom em Supernatural, concordo contigo Well. Espero que continue assim, nesse ritmo pra tentar superar a enrolação que foi metade do caminho pra cá hahahahaha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s