Depois de quatro episódios sem mencionar a conspiração, Awake volta a abordá-la neste sétimo episódio. Tudo começa quando Britten ouve de um drive-through que não deveria se mudar para Portland, pois se fizesse isso nunca descobriria a verdade sobre seu acidente. Ele decide investigar o caso em que estava trabalhando naquela época, mas não consegue nenhuma informação útil, já que o arquivo do caso sumiu e a empresa que era parte da investigação se mudou. Essa falta de qualquer informação útil leva ambos os psicólogos a afirmar que talvez a conspiração não exista e isso seria apenas o inconsciente de Britten tentando evitar que ele se mude para Portland.
Vejo duas indicações de que isso pode realmente ser verdade: primeiro, os dois psicólogos concordaram, o que é raríssimo; segundo, todas as cenas da conspiração, que envolvem a chefe de Britten conversando com alguém, se passaram na realidade vermelha. As alucinações do episódio passado e a cena no drive-through deste episódio (e ele não estava sob efeito de nenhuma droga) comprovam que não é garantido que tudo o que Britten vê ou ouve é real, abrindo assim a possibilidade de que as cenas da conspiração sejam realmente imaginação (ou sonho) dele. Mesmo que isso seja verdade, não significa que a realidade vermelha é um sonho, pois Britten já teve alucinações em ambas as realidade e já vimos cenas em que ele não estava presente em ambas as realidades. Complicado. No entanto, não acredito que a conspiração será apenas alucinação ou sonho.
Os casos da semana foram interessantes. Enquanto que o da menina que era abusada pelo próprio pai serviu para desenvolver melhor o personagem de Harper (e a encenação que ela faz com Britten, seguida da conversa com a menina, foram ótimas), o caso do homem que assume a identidade do irmão serviu como mais uma analogia à situação de Britten, e é sempre interessante constatar as diversas maneiras em que as pessoas podem viver uma vida dupla, embora nenhuma delas seja exatamente igual à vida dupla de Britten.
Enfim, embora tivemos a volta da conspiração e um pequeno avanço nesse sentido, os casos tenham sido interessantes e o desenvolvimento de Harper tenha sido muito bem vindo, não posso deixar de concluir que esse foi o episódio mais fraco de Awake, pois tivemos pouquíssimo tempo para nos aprofundarmos na psique de Britten e menos tempo ainda para sua relação com Hannah e Rex. E não deixa de ser interessante, no entanto, que mesmo o episódio mais fraco desta série consiga ser muito bom.
Acredito que este venha por ser o episódio mais fraco apresentado pela série até o momento…
Infelizmente este não soube conciliar o caso semanal com a trama de conspiração e com o surto psicologico de Britten…
Fora um episódio um pouco decepcionante, mas ainda assim Awake continua sendo uma série imperdivel…
Atts