Shameless (2×12) – Fiona Interrupted (Season Finale)


Shameless é uma série única, possui um jeito único de trabalhar as suas tramas e um jeito único de desenvolver os seus personagens. Shameless possui um jeito único de desenvolver suas peculiares dramas e é toda esta singularidade que nos faz ficarmos apaixonados pelo que a série apresenta e pelo o que ela representa. Shameless pode não ter tido uma temporada inteiramente concreta, pode não ter tido uma temporada tão boa quanto à de estréia, mas mesmo assim ainda é aquela série capaz de lhe deixar inteiramente arrepiado com cenas simples, aquela série capaz de fazer você se envolver de tal maneira com os personagens que se torna capaz de sentir suas emoções, seus medos e seus sentimentos.

Fiona Interrupted fecha todo esse ciclo de verão dos Gallaghers. Fecha este ciclo de uma maneira dramática, inocente e até mesmo feliz. Aqui também já fora preparado o terreno para o que virá a seguir, mas não vamos nos ater e discutir tais agora, falta, no mínimo, dez meses até o retorno da série.

O episódio se divide em três tramas centrais, e suas pequenas ramificações. Depois de ver e rever este episódio, ainda ficou a sensação de que faltou algo a mais para engrandecê-lo, mas ainda assim fiquei satisfeito com o resultado final, um resultado digno de Shameless.

Finalmente Sheila voltou a ser Sheila e pela primeira vez nesta temporada encontramos a personagem que conhecemos na temporada anterior. Sempre gostei da personagem, sempre torci pela mesma, mas toda esta temporada fora um erro, um erro que é reparado apenas neste episódio final. Já não estou por suportar Karen, em alguns pontos entendo toda esta raiva e este ódio que a personagem está por sentir, mas por outro lado não consigo encontrar brechas para compreender a razão de todas as atitudes extremistas que a personagem insiste em tomar. Adorei o final com Sheila a escolher o pequeno bebê e a deixar Karen ir embora. Tudo indica que Karen está prestes a iniciar uma jornada onde ela pode encontrar a si mesma e são nestas jornadas que os personagens crescem, então estou bem ansioso para acompanhar esta nova parte da vida da personagem que aprendemos a gostar e a odiar.

E Lip, o que será do garoto agora que tudo o que atrapalhava o seu desenvolvimento desapareceu? Ainda há sentimentos por Karen apesar de tudo que está faz e diz, ainda há aquela vontade de sair daquele mundo, ainda há aquela vontade de se reunir novamente com sua família e aos poucos o personagem começa a ceder a tais vontades, retornando assim para o seu conturbado lar, lugar de onde nunca deveria ter saído.

A maior surpresa do episódio é causada por Ian. O personagem passou a temporada apagado e com poucas tramas complexas, porém fora outro caso em que sua recuperação aconteceu apenas ao final. Fora uma surpresa saber que o coroa que Ian teve um pequeno affair na semana anterior é na verdade pai de Steve, dando assim conteúdo para o personagem iniciar a terceira temporada com algum destaque.

A reviravolta que o episódio teve fora com Frank, Debs e Monica. Por vezes até sinto dó de Frank e da maneira como este lida com seus sentimentos, porém as atitudes tomadas pelo personagem revigoram a sua ignorância. Neste episódio Frank, junto com Debs, resgatou Monica da clinica onde ela encontrava-se presa. Se Frank é o descontrolado, Monica consegue ser um pouco mais sensata em relação a seus filhos e sua situação atual e esta sabe que sua ausência apenas pode trazer benefícios para as crianças. Sendo assim, esta foge novamente, deixando Frank em uma miséria ainda maior.

E, reservei para o final, Fiona, sempre Fiona. A personagem brilhou por todo o episódio, por todo o episódio não consegui segurar a emoção que esta estava por repassar a aqueles que estavam ali acompanhando a sua jornada. Seu senso maternalista, sua insegurança, os seus sentimentos por Steve/Jimmy, tudo fora trabalhado com uma precisão incrível para apenas reforçar que esta é uma das mais fantásticas personagens da atualidade. Não há como não se emocionar com a personagem, não quando esta é interpreta perfeitamente, emocionalmente pela talentosa Emmy Rossum, não há como dizer que esta guria não merece uma indicação ao Emmy este ano, não depois do que esta fizera nesta temporada e neste episódio. Enfim, Fiona é a alma da série e ver esta personagem brilhar é algo cujas palavras não são capazes de descrever.

E assim se passou mais uma temporada de Shameless. Acredito que tudo tenha se passado rápido demais. Desejo mais, quero mais de Shameless antes de ficar quase um ano ser ver um episódio inédito desta grande aventura. Mas por enquanto é só, e aqui me despeço e agradeço a todos vocês que me acompanhou no decorrer desta jornada e, já lhes adianto, espero a presença de todos aqui novamente em Janeiro do próximo ano. E não se esqueçam… Be Shameless.

Artigo escrito por: Well Fernandes

2 thoughts on “Shameless (2×12) – Fiona Interrupted (Season Finale)

  1. Well!
    Que fantástico essa season finale! E sem falar no seu antecessor que foi incrível!
    Não acredito que vou ter que esperar até janeiro pra ver Shameless novamente, vou conferir a Shameless UK pra não morrer de saudades, você já viu algum eps do UK?

    Não gosto do Steve/Jimmy, mas acho que ele dá um apoio muito forte pra Fiona e isso pode ser bom na próxima temporada.

    Karen que não volte mais, menina insuportável , mas com um sangue muito ruim e forte pra fazer cada cena nessa temporada rs.

    Não quero que Monica volte tb, eu sabia que ela ia deixa-los, fiquei com dó da Debs =(

    Oq foi esse final do Ian :O Morri/ UHAHUSS Muito engraçado, quero só ver oq vai acontecer daqui pra frente, e que nervoso ele querendo contar pra Fiona e parecia que não saia não dava kkkkk
    Espero que consigam trabalhar mais em cima dele, pois nessa temporada ele foi muito pouco aproveitado.

    Sheila teve seus altos e baixos, mas adorei esse final, o bebezinho é muito lindinho *–*
    Vai ser demais ver as situações dela com o neto na próxima temporada hehe

    E enfim, Fiona é Fiona né, não tem como negar, ela traz todo drama da série, tudo cai em cima dela, e uma tortura tensa demais rs.

    E QUE VENHA MAIS UMA TEMPORADA FANTÁSTICA QUE SÓ SHAMELESS SABE FAZER HEHEHE

    Obrigado Well pelas reviews, gostei de todas, apesar de nessa reta final eu não comentar em dois eps ‘-‘

    =)

    • Fora mesmo uma finale muito boa, assim como a temporada em um geral.

      Acredito que teremos sim o retorno de Karen e Monica, estas sõa personagens importantes para Shameless e não podem se dar o luxo de um sumiço que nem Raj.

      Já também desejo mais destaque aIan na próxima temporada, é um dosmeus perosnagens favoritas porém ficara apagado. Quero mesmo ver o que irá acontecer coa grande bomba que apenas ele pode estourar.

      Também estou ansioso para ver o que seráde um bebê criado por Sheila e Jody…Acredito que isso gerará muitas cenas engraçadas na próxima temporada.

      E como você mesmo disseste, Fiona é Fiona e nada mais importa…

      Enfim, obrigado por ter acompanhado esta temporada aqui conosco na Casa, saiba que estaremos aqui para comentar o terceiro ano das aventuras desta familía apaixonantemente disfuncional.

      Atts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s