Community (3×11) – Urban Matrimony and The Sandwich Arts


Admito minha saudade, aquela triste que só o fã pode sentir. Depois de alguns meses e muitas manifestações, Jeff e companhia retornam para um dos episódios mais democráticos de Community

A música começa praticamente junto com o fade-in. É aquela música comum de alguns episódios. Começar com acordes de alguma música especifica é uma característica das sitcons, um grupo do qual Community realmente não pertence. Esse é um exemplo de como a série pode inserir o que quiser de qualquer gênero sem perder sua personalidade, sendo um espaço sempre aberto ao inesperado. Outro exemplo é a seqüência final em que a máquina de sorvete enlouquece,  essa é uma cena de humor físico e pastelão, tão distante do humor de diálogos que se costuma ver da série.

O dialogo inicial entre o grupo reinsere o ritmo dos diálogos da série, com os personagens se zoando, e é o vértice do qual todos os plots começam a evoluir. Ri como criança quando Pierce apresenta a câmera racista (mesmo tendo uma piada muito parecida em Family Guy). André repede Shirley em casamento com ajuda de três dançarinos. Incrível como essas coisas aleatórias acontecem em Greendale.

A partir do casamento os personagens têm que enfrentar seus próprios dramas: Shirley tentando equilibrar o ensaio de casamento e o projeto de lanchonete. Tróy e Abed tentando se comportar de forma normal. Pierce aprendendo a conviver com a vida fora do ramo de lenços.  Jeff com seus problemas em escrever o discurso. E a revelação de que Britta é uma excelente organizadora de casamentos, apesar de odiar a instituição.  O episódio consegue reunir de forma satisfatória todos esses plots sem perder a graça e inserindo referencias (ao mundo pop e a própria Community).

Não sei se esse episódio foi pensado antes ou depois de anunciado hiato, mas ele cai perfeitamente, pois reapresenta as características dos personagens: Os esquisitos Troy e Abed, a pró-anti Britta, a mãe de familia e hiper religiosa Shirley, o crápula Jeff, a responsável Annie e o velho racista Pierce.  Para aqueles novos em Community é possível já conhecer seus personagens e se habituar a momentos de non-sense, para os antigos há as auto-referencias como a peruca do pai de Pierce, Annie´s Boobs aparecendo e o Sonhatório (me lembrou um episódio de Bob Esponja).

No fim, Jeff confessa o porquê da sua aversão a casamentos. A cena é exagerada, mas é possível compreender as lágrimas de Jeff. Britta e Jeff quase se casam e quem salva o dia é   Shiley, que tem com André tem uma franca conversa sobre o futuro da relação, Troy e Abed assumem que esquisito é questão de ponto de vista (afinal as pessoas dançando coreografado em uma festa é estranho demais). A evolução de toda a cena é ótima, sem explicações redundantes e de forma muito natural, equilibrando o emocionante e o engraçado (Por favor, aprenda Suburgatory!).

Apesar de todos esses acertos, como um antigo expectador, confesso que a forma com que a relação de Troy e Abed começa a me incomodar um pouco. Prefiro quando eles estão inseridos em plots com o resto do grupo, do que quando é um plot separado para os dois. É hora de diversificar o uso desses personagens. Além disso, é provável que alguns fãs antigos não gostem tanto do episódio, pois ele foca em recuperar o ritmo e apresentar aos novos expectadores (independente de ter sido criado para isso, ou não). É um episódio cotidiano e com resolução até previsível, diferente dos geniais episódios referencias, mas logo algum desses virá para acalmar os hatters.

Bem vinda Community. Agora só faltam 3 temporadas, um filme… e uma paródia pornô.

P.S: Infelizmente, Jim Rash, o ganhador do Oscar de Roteiro adaptado, apareceu muito pouco. Melhor que Ken Jeong, que nem apareceu.

P.S 2: Estranho dizer isso, mas gostei da Britta no episódio.

Artigo originalmente escrito por Murillo Martins e publicado no Portal de Séries.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s