Nikita (2×16) – Doublecross


Nikita retornou com mais um impressionante episódio. Mas havia alguém que esperava menos deste retorno? Nikita é facilmente uma das melhores séries da TV aberta atualmente e está por trilhar um caminho vitorioso, não em termos de audiência, e conquistando uma boa base de fãs com devido a sua assombrosa qualidade. E Doublecross é mais um destes fantásticos episódios que a série insiste em exibir, um episódio com muitas reviravoltas, suspense, ação e até mesmo uma inesperada despedida. Ou seja, é um episódio que traz Nikita em seu melhor e não há como reclamar disso.

Não há como reclamar e também não há do que reclamar, Doublecross fez o que podia ser feito e chegou bem próximo de vários outros excelentes episódios que a série já apresentara outras vezes. Fomos submetidos a quarenta minutos de tensão e desespero, temendo por cada ação dos nossos personagens principais e temendo pela vida dos personagens secundários. Fora um episódio que se iniciou de uma forma lenta, porém que culminou em um final flamejante e inesperado.

E os atos que culminaram para tão tenso final se iniciou com Percy e sua guerra particular com Amanda. Percy é, sem sombra de duvida, a mente criminosa da série. O personagem soube exatamente onde atacar e como criar uma ferida no coração da Division e seu plano ocorreria perfeitamente se não fossem as atitudes desesperadas de Amanda e o sentimentalismo de Nikita. E são esses pequenos elementos surpresas que agitam o episódio e atrapalham os planos de Percy. O problema maior é que estamos pro acompanhar três grandes mentes, criminosas ou não, a guerrearem entre si e é questão de tempo até que uma delas dê um passo em falso que irá culminar em sua queda.

Amanda usara uma moeda troca justa pela vida de Percy. A megera sabe o quanto Nikita sofre por aqueles que sofreram as conseqüências de sua vingança e a revelação de que Fletcher está vivo faz Nikita querer ajudá-la de qualquer maneira. O que Amanda nunca desconfiou é que há uma traidora entre suas agentes pessoais da Division, sendo esta uma peça fundamental no plano de Nikita de capturar Percy e entregá-lo para Amanda na troca por Percy.

Se a nova aliada e affair de Birkhoff nos surpreenderam positivamente, tivemos outros fatores do episódio a nos surpreender de uma maneira inteligente e intrigante. Claro que estou a falar da inesperada morte de Carla pelas mãos de Birkhoff. Além de culminar no clímax do episódio, percebemos também a evolução que Nikita tivera em não acreditar totalmente em sua tutora e a desconfiar que esta estivesse por trabalhar juntamente com Percy. Estava por achar que Carla teria bem mais destaque ao decorrer da temporada e que seria uma peça fundamental no desenvolver da mesma, porém sua morte é bem vinda e deixa as coisas ainda mais interessantes e promissoras.

O resultado final que temos é que Percy continua solto, buscando ainda mais recursos para tomar a Division das mãos de Amanda enquanto Nikita se contenta por ter recuperado Ryan e se entristece pela morte de Carla.

Ainda tivemos uma parte mais fraca do episódio protagonizada por Alex e Sean. A trama flutuou por ali e por aqui e pouco trouxe de interessante para este episódio, mas fora totalmente capaz de nos deixar ansioso com o que mostrara em seus últimos minutos. Primeiro temos o paradeiro de Katya a ser desconhecido, deixando-nos inquietos tentando descobrir onde se encontra a mãe de Alex. E mais ao final temos uma grande revelação sobre Cassandra e a promessa de que o próximo episódio trará uma emoção à flor da pele. Será que Cassandra é a agente dupla que trabalhar para Ari?

Concluindo, um episódio realmente bom e que deu bastantes oportunidades, e tramas a serem exploradas, para seus sucessores serem ainda melhor. Não sei que nível de qualidade Nikita ainda chegará, mas sei que esta é uma das poucas séries da atualidade que consegue manter-se consistente em cada episódio que apresenta, em cada trama que introduz e em cada personagem que é explorado. Em suma, Nikita está de volta e voltou prometendo ser ainda mais brilhante e sensacional do que já fora e, sinceramente, estou por acreditar nisso.

Artigo originalmente publicado no Portal de Séries.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s