E aos poucos Shameless volta a nos emocionar, volta a nos proporcionar toda aquela sensação irradiante que irradiou toda a sua temporada de estréia, A Beautiful Mess é um episódio que se desenvolve de maneira lenta, com muitos detalhes a serem observados e muitos coisas a serem absorvidas e se encerra mostrando um clímax ainda não visto nesta atual temporada da série e simplesmente adorei isso.
A Beautiful Mess traz um devido destaque a grande maioria dos personagens, acredito que apenas Ian tenha sido um pouco ofuscado pelos dramas dos demais. O que mais me surpreendeu no episódio fora que o ritmo tranqüilo e lento não nos preparou para o final do mesmo, um final onde revelações ocorreram e personagens desabafaram suas emoções, um final digno de Shameless.
A começar temos as conseqüências da pequena aventura que Fiona teve com Craig Heisner, este arrependido conta a sua esposa sobre tal aventura e esta começa a perseguir Fiona por toda a vizinhança e em todos os lugares a difama. É neste momento que Fiona percebe que pela primeira vez em sua vida está por agir parecidamente com Frank, mas todos nós sabemos que essa é uma das escapatórias que a personagem buscou encontrar para fugir dos sentimentos que sente por Steve, da saudade que está por sentir do seu ex-namorado e as diversas ligações que esta faz para ele apenas confirmam tal analise. Fiona está despedaçada por dentro, seu coração está totalmente quebradiço e não será um Adam em sua vida que irá consertá-lo.
Fiona também tem de encarar alguns novos problemas com Debbie uma vez que a garota demonstra pequenas feridas devido ao estresse que cuidar da creche ilegal está por vir lhe causar. Achei super valida a idéia da pequena festa do pijama para Debbie, esta é a personagem que mais demonstra maturidade na série mas mesmo assim não deixa de ser apenas uma criança cuja vida lhe exigiu um amadurecimento prematuro. É evidente o quanto isto preocupa Fiona, visto como a personagem se sente quando não consegue um êxito total em sua missão de transformar Debbie em uma pré-adolescente comum apenas por uma noite. Este e mais o fator citado no parágrafo acima fizeram a personagem desabar em um pequeno e belo momento onde Fiona se rende ao que está por sentir, e Emmy Rossum novamente faz um belo trabalho, capaz de nos emocionar apenas com um simples olhar vago.
E essa festa de pijama realizada na residência dos Gallaghers trouxera momentos memoráveis para o telespectador. Ficamos por saber que Lip possui uma amizade colorida com Mandy e possui uma fã de apenas catorze anos, Hooly, que está louquinha para provar todo o potencial do mais másculo dos Gallaghers, também temos Carl e seu mais novo amigo, o Little Hank, por quem Debbie fica interessada, mas que está interessado na Holly, e por fim Simon, um amiguinho de Debbie que possui uma grande admiração pela garota mas não é correspondido. Ufa, por um momento pensei que estava por escrever sobre uma série teen qualquer e seus inúmeros casais, porém estamos a falar de Shameless então já saibam que nada do que aconteceu com essa orgia amorosa fora comum.
Para agitar ainda mais o episódio tivemos Lip em uma busca constante por algo que fizesse Karen desistir de casar-se com Jody. Este tentou conhecer o futuro marido de Karen e descobrir algum problema que esta já tenha tido no passado e nada aconteceu, tentou fazer Karen ver que ele não é o cara certo para ela e também não funcionou. A última tentativa do personagem em afastar o casal ocorrera quando este manda Mandy tentar seduzir Jody, porém esta também não funciona e Karen fica por saber da armação de Lip e em um ataque de fúria esta o ataca e acaba por revelar que está por esperar um filho do rapaz.
Ian pouco apareceu no episódio porém este fora responsável por dizer tudo aquilo que Lip merecia ouvir me relação a Karen. Lip não admite nem a si mesmo os seus sentimentos pela garota e tentar separar ela do que poderá ser uma vida saudável apenas para servir aos seus caprichos é um ato de puro egoísmo, sendo idiota ou não, Jody é quem no momento oferece um pouco mais para a garota e esta está por pensar mais, uma vez que carrega uma vida em seu ventre.
E quem também armou de todas para tentar atrapalhar outra pessoa fora Frank. Este tentou de tudo para impedir o progresso de Sheila em suas caminhadas, o medo de perder o sustento e o lar após esta descobrir algumas verdades sobre si o amedronta a cada segundo e este observa desesperadamente todas as suas tentativas de ativar a doença da mulher falhar. Fiquei super orgulhoso ao ver os progressos que Sheila estava por fazer, aos poucos esta estava por ter de volta toda a vida que um dia abandonou por causa de sua doença e sua mentalidade encontra-se muito mais estável e determinada em conseguir realizar tal feito.
Porém tudo indicava que algo estaria por sair do planejado, que algo iria acontecer e ativar todos os medos de Sheila novamente e isto aconteceu. Primeiramente, não estou por entender a razão pela qual a cena que comentarei a seguir apareceu apenas pós-creditos, acho que esta fora uma cena essencial para o episódio e para o decorrer da temporada e vê-la menosprezada desta maneira me doeu um pouco. Bom, mas de qualquer forma temos Sheila a voltar à estaca zero, tudo que esta superara neste meio tempo fora perdido e acredito que agora sua doença estará em um estágio ainda mais avançado.
O episódio ainda nos introduziu pequenas tramas paralelas que acredito que irão crescer durante a temporada, tramas como o relacionamento de Ethel com um jovem da vizinhança, Carl e Little Hank, por sinal Carl esteve totalmente incrível neste episódio, e a possível pedofilia de Lip. Também fora nos apresentado pequenas cenas que merecem ser comentadas, cenas como a nudez excessiva de Jody, esse cara é realmente bem bizarro, e os pequenos aperitivos sexuais de Sheila, que incluem dedinhos fazendo um caminho bem escuro para casa…
Acredito que agora, definitivamente, a série tenha se encontrado e a tendência é melhorar muito daqui para frente e a série é completamente capaz de fazer isso. E também merece ser comentado o fato de que teremos mais uma estação ao lado dos Gallaghers, uma vez que a Showtime acaba de renovar a série para uma terceira temporada. Enfim, um ótimo episódio que deixou a promessa de que muitas coisas melhores ainda estão por vir.