Shameless (2×04) – A Beautiful Mess


E aos poucos Shameless volta a nos emocionar, volta a nos proporcionar toda aquela sensação irradiante que irradiou toda a sua temporada de estréia, A Beautiful Mess é um episódio que se desenvolve de maneira lenta, com muitos detalhes a serem observados e muitos coisas a serem absorvidas e se encerra mostrando um clímax ainda não visto nesta atual temporada da série e simplesmente adorei isso.

A Beautiful Mess traz um devido destaque a grande maioria dos personagens, acredito que apenas Ian tenha sido um pouco ofuscado pelos dramas dos demais. O que mais me surpreendeu no episódio fora que o ritmo tranqüilo e lento não nos preparou para o final do mesmo, um final onde revelações ocorreram e personagens desabafaram suas emoções, um final digno de Shameless.

A começar temos as conseqüências da pequena aventura que Fiona teve com Craig Heisner, este arrependido conta a sua esposa sobre tal aventura e esta começa a perseguir Fiona por toda a vizinhança e em todos os lugares a difama. É neste momento que Fiona percebe que pela primeira vez em sua vida está por agir parecidamente com Frank, mas todos nós sabemos que essa é uma das escapatórias que a personagem buscou encontrar para fugir dos sentimentos que sente por Steve, da saudade que está por sentir do seu ex-namorado e as diversas ligações que esta faz para ele apenas confirmam tal analise. Fiona está despedaçada por dentro, seu coração está totalmente quebradiço e não será um Adam em sua vida que irá consertá-lo.

Fiona também tem de encarar alguns novos problemas com Debbie uma vez que a garota demonstra pequenas feridas devido ao estresse que cuidar da creche ilegal está por vir lhe causar. Achei super valida a idéia da pequena festa do pijama para Debbie, esta é a personagem que mais demonstra maturidade na série mas mesmo assim não deixa de ser apenas uma criança cuja vida lhe exigiu um amadurecimento prematuro. É evidente o quanto isto preocupa Fiona, visto como a personagem se sente quando não consegue um êxito total em sua missão de transformar Debbie em uma pré-adolescente comum apenas por uma noite. Este e mais o fator citado no parágrafo acima fizeram a personagem desabar em um pequeno e belo momento onde Fiona se rende ao que está por sentir, e Emmy Rossum novamente faz um belo trabalho, capaz de nos emocionar apenas com um simples olhar vago.

E essa festa de pijama realizada na residência dos Gallaghers trouxera momentos memoráveis para o telespectador. Ficamos por saber que Lip possui uma amizade colorida com Mandy e possui uma fã de apenas catorze anos, Hooly, que está louquinha para provar todo o potencial do mais másculo dos Gallaghers, também temos Carl e seu mais novo amigo, o Little Hank, por quem Debbie fica interessada, mas que está interessado na Holly, e por fim Simon, um amiguinho de Debbie que possui uma grande admiração pela garota mas não é correspondido. Ufa, por um momento pensei que estava por escrever sobre uma série teen qualquer e seus inúmeros casais, porém estamos a falar de Shameless então já saibam que nada do que aconteceu com essa orgia amorosa fora comum.

Para agitar ainda mais o episódio tivemos Lip em uma busca constante por algo que fizesse Karen desistir de casar-se com Jody. Este tentou conhecer o futuro marido de Karen e descobrir algum problema que esta já tenha tido no passado e nada aconteceu, tentou fazer Karen ver que ele não é o cara certo para ela e também não funcionou. A última tentativa do personagem em afastar o casal ocorrera quando este manda Mandy tentar seduzir Jody, porém esta também não funciona e Karen fica por saber da armação de Lip e em um ataque de fúria esta o ataca e acaba por revelar que está por esperar um filho do rapaz.

Ian pouco apareceu no episódio porém este fora responsável por dizer tudo aquilo que Lip merecia ouvir me relação a Karen. Lip não admite nem a si mesmo os seus sentimentos pela garota e tentar separar ela do que poderá ser uma vida saudável apenas para servir aos seus caprichos é um ato de puro egoísmo, sendo idiota ou não, Jody é quem no momento oferece um pouco mais para a garota e esta está por pensar mais, uma vez que carrega uma vida em seu ventre.

E quem também armou de todas para tentar atrapalhar outra pessoa fora Frank. Este tentou de tudo para impedir o progresso de Sheila em suas caminhadas, o medo de perder o sustento e o lar após esta descobrir algumas verdades sobre si o amedronta a cada segundo e este observa desesperadamente todas as suas tentativas de ativar a doença da mulher falhar. Fiquei super orgulhoso ao ver os progressos que Sheila estava por fazer, aos poucos esta estava por ter de volta toda a vida que um dia abandonou por causa de sua doença e sua mentalidade encontra-se muito mais estável e determinada em conseguir realizar tal feito.

Porém tudo indicava que algo estaria por sair do planejado, que algo iria acontecer e ativar todos os medos de Sheila novamente e isto aconteceu. Primeiramente, não estou por entender a razão pela qual a cena que comentarei a seguir apareceu apenas pós-creditos, acho que esta fora uma cena essencial para o episódio e para o decorrer da temporada e vê-la menosprezada desta maneira me doeu um pouco. Bom, mas de qualquer forma temos Sheila a voltar à estaca zero, tudo que esta superara neste meio tempo fora perdido e acredito que agora sua doença estará em um estágio ainda mais avançado.

O episódio ainda nos introduziu pequenas tramas paralelas que acredito que irão crescer durante a temporada, tramas como o relacionamento de Ethel com um jovem da vizinhança, Carl e Little Hank, por sinal Carl esteve totalmente incrível neste episódio, e a possível pedofilia de Lip. Também fora nos apresentado pequenas cenas que merecem ser comentadas, cenas como a nudez excessiva de Jody, esse cara é realmente bem bizarro, e os pequenos aperitivos sexuais de Sheila, que incluem dedinhos fazendo um caminho bem escuro para casa…

Acredito que agora, definitivamente, a série tenha se encontrado e a tendência é melhorar muito daqui para frente e a série é completamente capaz de fazer isso. E também merece ser comentado o fato de que teremos mais uma estação ao lado dos Gallaghers, uma vez que a Showtime acaba de renovar a série para uma terceira temporada. Enfim, um ótimo episódio que deixou a promessa de que muitas coisas melhores ainda estão por vir.

Artigo originalmente publicado no Portal de Séries.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s