Bloco Séries Animadas – Semana 13


As festas de ano novo já passaram e 2012 começou para nossas animações favoritas! O bloco chega um pouquinho atrasado, ainda meio bêbado, meio de ressaca das festas, mas voltamos!

The Simpsons (23.10) – Politically Inept, with Homer Simpson

Nessa semana, os Simpsons optaram por fazer uma crítica política, mais focada nos republicanos, embora não tenham esquecido dos democratas (“talvez eu vote em um democrata; o bom é que, quando eleitos, eles agem como republicanos”). A história começa com a família Simpson tentando viajar de avião, mas um atraso ocorre e eles acabam presos no avião por várias horas. Homer tenta ir ao banheiro, mas é impedido, e então começa a gritar e a falar dos direitos que as pessoas têm e que as companhias aéreas estão ignorando.

Bart grava a cena e coloca no “MyTube” e logo Homer fica famoso e ganha um programa. Ele, então, faz uma fala sobre o “molho da liberdade” que acaba lançando um movimento que o torna fundamental para a indicação do candidato à presidência pelo Partido Republicano. No QG do partido, ele escolhe apoiar Ted Nugent (o convidado especial do episódio) em vez dos candidatos que realmente estão na corrida. No fim, com o esforço de Lisa, Homer acaba percebendo a besteira que estava fazendo e retira seu apoio à Ted. Com relação às críticas políticas, o episódio foi bem interessante, especialmente para quem acompanha o processo eleitoral dos EUA. Com relação ao roteiro e à comédia, o episódio foi muito bem até o Ted Nugent aparecer, embora sua “relação” com Flanders tenha sido engraçada. Então, foi um episódio que valeu mais pela crítica política do que pelas piadas, embora o roteiro tenha oferecido ótimas frases.

Family Guy (10.10) – Meg and Quagmire

Eu gosto bastante de Family Guy. E ainda mais das possibilidades de uma história em que Quagmire lança todo seu “poder” de sedução em na solitária Meg (embora eu certamente não gostaria de ver os dois realmente juntos). Por isso, fico triste em dizer que esse episódio me decepcionou muito. O episódio começa com os Griffin no Teen Choice Awards (e essa é a melhor parte do episódio) e, quando todos chegam em casa, havia uma festa surpresa preparada para Meg, que completa 18 anos, mas ninguém apareceu.

Quagmire fica sabendo (através de um passáro, literalmente) que Meg fez 18 anos e logo começa a seduzi-la, e então o episódio se divide nas tentativas de sedução de Quagmire e na revolta de Peter, inicialmente, e depois de Lois também. As “táticas” que Quagmire utiliza até foram interessantes, mas faltou ousadia aos roteristas, tanto no processo de sedução quanto na resolução do episódio. Claro que, se o que nos foi apresentado até o momento de Quagmire e Meg fosse levado a sério, algo ter realmente acontecido entre os dois seria, certamente, mais um momento ruim na vida dela, e eu não gostaria que isso tivesse acontecido, mas mesmo assim a história foi muito “sem sal” e sem graça. Uma pena, pois era um conceito com ótimas possibilidades.

Pequenas observações:
* As melhores frases dos Simpsons nessa semana: a já mencionada “Talvez eu vote em um democrata; o bom é que, quando eleitos, eles agem como republicanos”; “You are an embarrassment to the aristocratic slaveholders who forged this mighty nation”; “You can’t entertain and inform at the same time. And if you’re Access Hollywood, you do neither”; “They know I’m doing a character. Like Stephen Colbert or Newt Gingrich”; e, claro, a frase de Bart no quadro na abertura: “Tintin did not sucksuck”.
* Até os offs de Family Guy não estavam bons essa semana…

Artigo originalmente escrito por Vinicius Vinera e publicado no Portal de Séries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s