Shameless (2×01) – Summertime


There’s no place like home…

Não há palavras que são capazes de descrever a emoção que é voltar a este lar, voltar a esta bagunçada casa e reencontrar rostos que tantas faltas fizeram ao decorrer do ano. Retornar ao lar da família Gallagher era um dos momentos mais esperados desde o dia em que de lá me despedi e quando finalmente é chegada a tão esperada data, sinto que abraçá-la com uma intensa felicidade é mais do que um dever, é um prazer. E se vocês ficaram tão carentes, assim como eu, com a ausência dos Gallaghers em sua rotina diária poderá comemorar porque eles finalmente retornaram e continua ser um honra tê-los como companhia.

Shameless é uma série única, cada detalhe que esta possui lhe pertence inteiramente e cada episódio possui o dom de prender sua atenção inteiramente. Fora assim durante todos os momentos da temporada anterior e tudo indica que tal qualidade retornará nesta segunda temporada. As qualidades de Shameless provêm de pequenos detalhes, pequenas cenas que tornam a série única, são os previously que são contados de uma forma única e totalmente divertida, são pequenas cenas que atraem nossa atenção e nos conquistam, são os hilários segundos finais de cada episódio, aquele pequeno e descontraído momento após os créditos. São todos esses elementos que juntamente com sua intensa e criativa trama, formada por cativantes e apaixonantes personagens, tornam Shameless uma série única, viciante e totalmente apaixonante. E fora no exato momento em que sua fantástica abertura se iniciou que finalmente eu percebi: Eu estava por conferir mais um episódio de Shameless e o resto? Ah, o resto que se foda!

Think of all the luck you got… Know that it’s not for naught… You were beaming once before… But it’s not like that anymore…

Ah, como eu senti saudades de tudo isso! Declaro aos ventos, ao mundo todo que Shameless fora a única série que me cativou em todos os sentidos desde Lost, mas já falei sobre a série antes e não vou perder-me aqui proseando novamente sobre as qualidades das mesmas. Bom, vamos falar de Summertime. Bom, já estou quase por começar com os mesmos elogios novamente, mas não é surpresa alguma a qualidade positiva deste episódio, este trouxera todos os principais elementos da série, combinando-os novamente com uma sincronia perfeita e nos apresentando um bom conteúdo final

Vamos começar por uma de minhas personagens favoritas: Sheila. Primeiramente queria declarar que Summertime não fora um episódio que exigiu uma carga dramática de seus personagens, e sim um episódio mais cômico e interativo do que dramático. Sheila se mostra cada vez mais confortável para sair de casa, está mais confiante e mais corajosa em enfrentar a sua doença. Quem não está por gostar da independência que a personagem está por adquirir é Frank, que aos poucos percebe que o seu paraíso está prestes a ser destruído.

Summertime também não fora um episódio que focara em uma determinada história, este decidirá nos mostrar um pouco de cada personagem, o que lhes estão a acontecer e como estão as coisas. A trama que obteve mais destaque fora a de Frank, que se mostra o mesmo bêbado paspalhão, critico e estúpido da temporada anterior. Desta vez este arranja uma divida de apenas dez mil dólares com um criminoso local e acaba por deixar Liam como garantia de pagamento. As tentativas do personagem em arrumar dinheiro se mostram ainda mais desesperadas do que o esperado, afirmando que não há nada que Frank não possa fazer para conseguir alguma grana, e isto envolve pedir esmolas com Liam em semáforos e pequenos agrados sexuais a certos tipos de pessoas. Frank é mesmo um personagem inacreditável e adoro cada segundo disto.

Mas este assim não é meu personagem favorito, este cargo já fora ocupado há tempos por Fiona, que se mostra ainda mais bela e fatal neste episódio. Fiona está por trabalhar em uma boate, juntamente com Veronica, e encontra diversos affairs neste recinto. Também ganha um pouco destaque a nova amiga de Fiona, a bela Jasmine, que se mostra ainda mais promíscua do que o esperado. Estou junto com Veronica quando esta diz que Fiona está por buscar Steve em outros rapazes, pois o novo affair da garota é bem semelhante ao seu antigo amado que teve de fugir da cidade no finale da temporada anterior. Esta ainda tem que lidar com o amor incondicional de Tony, o policial. Estou curioso para saber qual será a reação da garota uma vez que fora as ameaças de Tony que fez Steve mudar-se de país.

A vida não mudara muito para os personagens, Lip continua a fazer o possível para conseguir dinheiro, porém este não chega a fazer as mesmas atrocidades que Frank é capaz. Tudo bem que andar pela vizinhança com um caminhão de sorvete vendendo a tradicional maconha para qualquer criança acima dos quatorze anos não é nada normal, mas ainda assim é melhor do ser objeto sexual de velhinhos safados.

É possível perceber que mesmo após Karen ter transado com Frank, Lip ainda está por ter sentimentos pela garota porém encontra uma imensa barreira para expressá-los. Já Karen desistiu da imagem de Daddyz Girl e entrou em um grupo, os Dependentes Sexuais Anônimos, onde conhecera o seu novo namorado. O suicídio de Eddie ainda é desconhecido pela sua família e amigos, evitando assim que a personagem sofra um drama maior pois acredito que quando esta descobrir que seu pai tirara a própria vida se sentirá culpada e ainda mais ódio de si mesma e do mundo.

Ian fora o que menos sofreu mudanças, Mickey continua na cadeia e sua relação com Kash fora terminada ainda na temporada anterior. Ian continua a trabalha na loja e agora é obrigado a suportar Kash e seu novo namorado a se encontrar as escondidas no deposito da mesma, e ainda tem que ajudar este a fugir de sua mulher. A trama que aparenta ser mais promissora para o personagem é a sua vontade de servir o exercíto, porém este ainda não tem atributos suficientes para lhe garantir uma vaga mas Lip já prometerá uma ajudá-lo a alcançar a sua meta.

Os Gallaghers são bem conhecidos pelos seus meios mais incomuns de conseguir dinheiro e nessa temporada esses meios tendem a ser ainda mais incríveis que da temporada anterior. Tendo destaque neste episódio, temos Debbie a cuidar de diversas crianças no que aparenta ser uma espécie de Gallaghers Day Care. Estou por questionar esse esta será uma trama promissora ou fora apenas algo passageiro, de qualquer forma, gostei das cenas do Day Care pois estas mostraram novamente a maturidade precoce de Debbie e esta é uma das minhas personagens favoritas.

Tivemos todo o grupo, Gallaghers, Karen, Kev e Veronica, a unir-se em dois hilários momentos deste episódio. Primeiro temos toda a trama envolvendo Kev e muita maconha, muita maconha mesmo. Depois fora a trama do suposto seqüestro de Liam, uma trama que serviu para mostrar que os Gallaghers, apesar de todas as diferencias, estão sempre unidos quando necessário e que é necessário muito mais do que armas para separar tal união. Fiona mais uma vez se mostra uma excelente personagem ao enfrentar o bandido para recuperar Liam, só mesmo Steve para acreditar que esta seria capaz de abandonar sua família.

E assim passou Summertime, fora um episódio que, exatamente como verão, demorou a chegar e quando chegou passou e nem percebemos. Fora delicioso este retorno de Shameless, um episódio coeso que usou e abusou dos elementos mais cômicos da série, dando assim um aspecto mais light para a premiere. Meu fanside implora por uma nota extremamente alta, uma nota que faça jus a série e a seus melhores episódios, porém tenho que tentar ser mais critico e não deixar minha paixão pela série ofuscar os pequenos erros que a mesma tem e prometo tentar não deixar meu fanside tomar total controle dos meus reviews e, principalmente, das minhas notas.

Count all the moods you’ve know… Know they’re not stuck in stones… You were patience once before… But it’s not like that anymore.

Artigo originalmente publicado no Portal de Séries.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s