Once Upon a Time (1×04) – The Price of Gold


Primeiramente começo este review por me desculpar pelo atraso do mesmo pois ao contrário de Storybrooke aqui o tempo não para e este não está por ser generoso com a nossa querida Thaís, que está por se desdobrar em três nas míseras 24 horas que o dia nos entrega. Porém os contos de Once Upon a Time não serão esquecidos no reino do Portal e cá eu estarei por relatar mais esse grande evento que agitou as solitárias ruas de cidade fantasia e grandes descobertas mundo mágico onde os contos de fada são reais.

The Price of Gold segue a mesma linha dos episódios anteriores, centra-se em um personagem e a partir deste começa por nos contar uma história, nos episódios anteriores conhecemos uma pouco mais sobre a Regina/Evil Queen e sobre Mary/Snow White. Esse quarto episódio nos apresenta um pouco mais da história de Mr. Gold, com direito a uma participação especial da Cinderela. O que mais admiro em OUAT é a sua determinação em modificar os contos de fadas apresentados, introduzindo assim aos telespectadores velhas histórias porém como novos rumos a serem desbravados, foi assim com Snow White e agora a série modificou todo a história de Cinderela, adicionando assim uma determinação maior do telespectador em saber qual será o fim da história e quais serão suas grandes mudanças.

Se as tramas no mundo mágico encantam por serem diferenciadas, o que nos faz encantar com as tramas do mundo real? Emma, ela nos faz encantar com as tramas do mundo real por não cair no clichê de heroína popular, já estamos no quarto episódio e em qualquer outra série já estaríamos por ter uma protagonista a acreditar profundamente nos dois mundos que a rodeia, mas Emma continua relutante a encarar essa realidade de mundo mágico e mundo real, apesar de que cada vez mais esta percebe evidências de que Henry possa ter alguma razão, e apenas está em Storybooke pois se sente culpada pela imaginação fértil de Henry e acredita que de alguma forma sua presença ali será capaz de fazer o garoto idealizar que os contos de fada são apenas contos.

Os acontecimentos do mundo mágico foram recheados com magia, traição, acordos e mortes. A cena inicial deste nos apresenta Cinderela a ver sua fada madrinha ser morta por Rumpelstiltskin (pode ter a certeza que o nome fora pesquisado) e este a sugerir que a humilde garota assine um acordo que a transformará em uma princesa em troca de algo que apenas no futuro requisitará. Sem nos enrolar com a parte já conhecida por todos da trama da Cinderela, temos o roteiro a voar no tempo e nos apresentar uma Cinderela já casada e grávida de seu primeiro filho, sendo este exatamente o que Rumpelstiltskin deseja. Temos então Cinderela e a família real de seu príncipe encantado a tentar arrumar uma forma de quebrar o acordo feito pela princesa e lhe garantir o direito de permanecer com seu filho, e para que isso aconteça eles contam com a ajuda de Snow White e seu Príncipe Encantado, que aparentemente são de reinos vizinhos. O plano arquitetado pelos personagens obtém sucesso porém um alto preço é pago pelo fim do acordo: o sumiço do príncipe da Cinderela.

Já no mundo real a trama é bem parecida, temos Emma a conhecer Ashley, uma garçonete que está grávida porém solteira, ou seja, já temos a nossa Cinderela do mundo real. E a trama na realidade se identifica bem com a trama que conhecemos na fantasia, temos Mr. Gold, que todos já sabemos ser Rumpelstiltskin, a comprar o filho de Cinderela e esta recusando entregá-lo. Ashley então foge e partimos juntamente com Emma, e sue fiel escudeiro Henry, em busca da garota, qualquer semelhança com a trama de Cinderela não é coincidência, e em busca de tentar convencê-la a fazer o que ela achar que seja o melhor para a criança: ficar com a criança ou entregá-la para Mr. Gold.

Porém Mr. Gold não está por facilitar a quebra de, mais um, contrato por Ashley e apenas aceita que a mãe permaneça com a criança devido a criação de um novo contrato, dessa vez com Emma. Já sabemos que Mr. Gold não está de lado algum e desconfiamos que este seja o único, ainda estou em dúvidas em relação a Evil Queen, a saber o que realmente está acontecer entre as duas realidades, o que o torna um dos personagens mais interessantes da série e este interesse só está por aumentar uma vez que este possui um grande trunfo em relação a Emma. Acontece que o acordo que fora feito entre os personagens declara que Mr. Gold poderá pedir um favor a garota em qualquer momento, pode pedir qualquer tipo de favor. Não é preciso ser um Grilo Falante para saber que Mr. Gold tem alguma coisa planejada e não acho que ele irá dispensar a boa vida que está por levar na realidade e voltar às masmorras da fantasia por vontade própria, apenas para ver outros personagens a ter seus finais felizes.

O episódio também nos trouxe uma pequena trama paralela que nos mostrou Emma e Mary indo morar juntas e a primeira a aceitar um trabalho com o Sheriff. Estou por ter a certeza de que o Sheriff é o tal caçador que deveria ter arrancado o coração de Snow White, e apesar de saber que este está por manter um relacionamento com Regina, acredito que este ainda fará de suas para ajudar Emma.

Fora mais um bom episódio e peço desculpas caso tenha esquecido de comentar algum pormenor do episódio, já faz duas semanas que este fora exibido e minha memória anda demasiadamente sobrecarregada. OUAT continua sendo uma das grandes estreias desta Fall Season e cada vez se mostra mais interessante, sendo capaz de nos deixar cada vez mais ansiosos pelos episódios seguintes. A presença espetacular de Jennifer também dá um excelente tom a série e se você esquecer os defeitos especiais aqui presenciado perceberá que estará diante de uma grande e inteligente história e simplesmente não saberá como sair dela.

Artigo originalmente publicado no Portal de Séries.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s