Nikita (2×09) – Fair Trade


Eu tive um terrível pesadelo nesta noite, um pesadelo que me fez acordar desesperado e desamparado. O fato inadmissível que neste pesadelo ocorrera me deixou angustiado, sonhei que Nikita havia apresentado um episódio falho em tantos sentidos, um episódio tão ruim que mal conseguira finalizá-lo. Acordei e fui logo assistir o mais novo episódio de Nikita, em uma tentativa bizarra de tirar as péssimas memórias que a madrugada havia trazido a mim, e bastou menos de cinco minutos para eu ter certeza que hoje não seria o dia em que meu pesadelo se tornaria realidade, bastou apenas cinco minutos para eu ter a certeza que Nikita é uma das melhores séries da TV aberta atualmente e bastou cinco minutos para eu ter a certeza de que estaríamos perante mais um excelente episódio.

Fair Trade é excelente em tantos sentidos que fica até difícil achar por onde começar os elogios. Fora um episódio profundo que demonstrou um lado mais frágil de Nikita, um lado mais desesperado que poucas vezes encontramos, mostrou um grande desenvolvimento das personagens e um grande avanço na trama central. Estamos no nono episódio da temporada e tanta coisa já acontecera e o melhor é que sabemos que muito mais está agendado para acontecer.

O episódio gira em torno da tentativa de Nikita de descobrir a identidade dos três membros restantes da Oversight. E para conseguir tal feito Nikki rouba 80 milhões de dólares do grupo, os forçando a fazer uma nova reunião. O mais interessante é que isto fora apenas nos minutos iniciais do episódio, o que nos dizia que muita coisa ainda estava por vir e elas não tardaram a chegar. Mas primeiro vamos falar do que aconteceu com Nikita após esta abandonar Michael em Londres, esta se encontra completamente centrada em suas missões, se arriscando demasiadamente algumas vezes apenas para não permitir a si mesma que sinta falta de Michael e de sua companhia a seu lado.

Já Sean continua por seguir sua filosofia protetora em relação à sua mãe, tentando evitar a todos os custos que esta tenha um encontro com a fatal Nikita. Os atos de Sean demonstram o quão desesperado o personagem se encontra, este preferiu cegar-se e manter a ligação materna do que enxergar os crimes injustamente cometidos a mando de sua mãe, mas acredito que não tardará muito para o personagem começar enxergar as coisas com uma visão mais ampla e uma mente mais aberta, porém acredito que antes disso acontecer esse trará muito trabalho para Nikita e, conseqüentemente, para Alex.

Nikita consegue descobrir a identidade de mais dois membros da Oversight e agora é adicionado a sua caça mais duas presas porém antes de começar a armar planos para derrubar a Oversight a nossa heroína encontra um grande contra-tempo: Birkhoff é capturado. O episódio melhorou ainda mais após a captura de Birkhoff, nos trazendo grandes cenas dentro da Division, cenas protagonizadas pelo Shadowalker e pela sua torturadora, Amanda. O quão gratificante fora ver Amanda voltando as suas origens? Fiquei com receios em relação à vida de Birkhoff pois todos nós sabemos que não há limites para Amanda quando esta deseja uma informação e apesar de ela não desejar a morte do nosso nerd ainda há diversos meios de inutilizá-lo.

Mas o que mais gostei de presenciar fora o desespero de Nikita. Um misto de culpa e raiva deixou a personagem sem controle por alguns minutos e fora preciso a ajuda de Michael para que esta conseguisse planejar um plano de resgate, ou uma simples troca. Adorei a cena onde esta culpa a ausência de Michael pelo ocorrido porém também fora gratificante ver como este conseguiu acalmá-la facilmente, conseguiu idealizar planos para a recuperação de Birkhoff e ajudar Nikki a se controlar.

Nikita sugere uma troca a Division: a Black Box por Birkhoff. Troca que é imediatamente aceita por Amanda e pela senadora Madeleine. Após descobrimos sobre o elo familiar entre Sean e Madeleine, Nikita exige sua presença única para realizar a troca e tem todos os seus desejos atendidos, uma vez que ameaça liberar o conteúdo da caixa se sentir que algo não está em seus planos. Os planos saem conforme combinado e Nikita consegue recuperar Birkhoff mas para isso tem de sacrificar a Black Box, que é destruída por Sean, porém ainda há algumas seqüelas que o breve encontro com Amanda deixou em Birkhoff, esta machucou precisamente uma de suas mãos e quase o fez entregar Nikita ao ameaçar inutilizar seu cérebro. O que mais gostei é a evolução da relação entre Nikita e Birkhoff, eles são mais do que duas pessoas trabalhando com o mesmo propósito, eles agora são parceiros, eles agora são amigos.

O episódio também tivera uma trama paralela protagonizada por Alex, que não teve tanto destaque uma vez que se mostra em estado inicial, prometendo apenas apresentar uma qualidade melhor no próximo episódio. Acontece que Alex cansou de se esconder e decide partir em um ataque direto contra Sergei e para isso decide entrar na Rússia, mas a presença de Alexandra Udinov em terras russas seria impossível então esta decide retornar ao passado e voltar ao país como uma garota de programa que fora deportada dos EUA. Claro que temos alguns pequenos problemas a ocorrer, prejudicando assim o plano antes simples de Alex porém não é nada tão complicado que nossa garota não possa resolver. Ao chegar à Rússia esta parte para um ataque contra Sergei, porém isso é algo que apenas acompanharemos no próximo episódio da série, deixando-nos muito ansiosos para saber como que a trama se desenvolverá.

Sean encontra represálias quando retorna a Division com a Black Box destruída porém isso lhe dá a permissão de sua mãe em usar o relacionamento que este vem por desenvolver com Alex como uma forma de encontrar Nikita. Sean está por vigiar cada passo de Alex pois implantou um GPS em um antigo relógio que pertencerá ao pai da garoto, tornando o objetivo essencial na jornada que esta está por enfrentar. Já Nikita anseia pelo desejo de ter outra Black Box em suas mãos para continuar a manter uma grande vantagem contra a Division, ele decide partir atrás de Owen, uma vez que este já estava em busca do paradeiro das outras Black Box.

O que esperar do próximo episódio? Bom, apenas temos Nikita e Owen a buscar uma nova Black Box, Alex a fazer um atentado contra a vida de Sergei e ainda grande surpresas que só Nikita sabe nos trazer. Não é necessário dizer que este episódio fora apenas um presságio do que o próximo trará e a ansiedade que sinto pelo próximo episódio desta temporada, o último do ano, está por corroer-me lentamente e o próximo episódio é, infelizmente, daqui a duas semanas.

  Artigo originalmente publicado no Portal de Séries.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s