Nikita (2×07) – Clawback


E aqui me encontro novamente na busca de novos adjetivos para elogiar mais um grande episódio dessa fantástica série. Nikita usa, e abusa, de seus elementos para criar mais um episódio tenso, cheio de revelações e mudanças que podem infçuenciar o rumo da temporada. Em Clawback temos o retorno de Ryan Fletcher, aquele agente da CIA que fora preso ao ajudar Nikita nos episódios finais da temporada anterior, e da Oversight, que mais uma vez se mostra ser a grande vilã de história.

Ao contrário do que esperava Michael ainda não abandonou Nikita após saber da sua paternidade em relação a Max, porém este já demonstra desejo de ir atrás do garoto e protegê-lo de alguma forma, assumir seu papel de pai. O casal encontra-se tenso no inicio do episódio, com Michael a acusar Nikita de ter pensamentos egoístas, porém ao final deste o casal encontra-se mais unido do que nunca, com Michael a declarar seus sentimentos por Nikita e compreender suas atitudes, porém não descarto um retorno de Max mas à frente na temporada.

A trama do episódio gira em torno de uma grande descoberta feita por Ryan na prisão, este descobrira como a Oversight se sustenta e quem é o responsável pela arrecadação de dinheiro da agência. Após sua descoberta este utilizada uma maneira combinada de contatar Nikita porém a Division intercepta seus planos e muita coisa acontece devido essa descoberta. Primeiro temos Ryan a correr risco de vida uma vez que a Division o deseja morto, mas antes de algo mais grave acontecer este informa Nikita sobre os sistemas de manipulações da Wall Street utilizado por um membro da Oversight para arrecadar dinheiro, acreditando que Nikita descobrirá quem é e acabara com seus planos, ferindo assim a Oversight e, conseqüentemente, a Division ao destruir seus fundos financeiros.

Alex volta a ter um destaque positivo na série quando um antigo amigo de infância é capturado a seguindo sob ordens da Gogol. Acontece que a realidade do que aconteceu com Alex após Nikita salvar sua vida no ataque que matou seus pais fora destorcida por Sergei, este manipulou os fatos e faz Alex soar como uma vilã para as pessoas que estão por saber da sobrevivência da herdeira da Zetrov. É legal ver como uma pequena cena pode abalar a inabalável Alex, a personagem se mostrou mais frágil nesse episódio e muito mais humana do que vinha a se mostrar nos episódios anteriores dessa temporada, por alguns minutos esta me lembrou da garota que costuma ser no inicio da série e adorei ver que esse garota ainda existe dentro da mulher que Alex se tornou.

Quem me impressionou nesse episódio fora Sean, este mostra ter grandes duvidas em relação à Nikita, Division e Oversight. O personagem começa a questionar as ordens da Oversight e as intenções da Division e começa a tramar contra as mesmas. Interessante como este armou contra aquela mulher, aparentemente líder da Oversight, para que ela contasse alguns de seus planos em relação à Amanda e a Division, uma vez que ela deseja despejar a atual chefe e colocar Sean, seu filho, no lugar. É interessante ver como Sean é um personagem que possui os seus princípios e como estes são facilmente descartados quando a vida de sua mãe entra em perigo, porém não duvido que este esteja preste a se tornar mais um grande auxilio à Nikita.

Adorei a forma como a morte de Ryan influenciou Nikita a atacar a Oversight apenas com sua coragem. Um sentimento misto de culpa com vingança dominou a garota fazendo esta partir para um suicida ataque contra Jonatha Gaines, o responsável pela arrecadação de dinheiro da agência. O ataque sai do controle e a vida de Nikita é salva por Michael, porém sua missão é realizada com sucesso, Gaines encontra-se morto e um novo nome fora revelado, Senadora Madeleine, que é a mãe de Sean e, conseqüentemente, novo alvo de Nikita.

Uma das tramas que mais me interessou é a maneira como Amanda sabe manipular os fatos ao seu favor. Após a personagem descobrir sobre as reais intenções da Oversight, se rebela e faz um pequeno ataque contra a agência ao assassinar Gaines, porém o grande trunfo de Amanda foi forjar a morte de Ryan e sugerir ao rapaz que a ajude a acabar com a Oversight.

Acredito que o grande foco dessa temporada será a guerra contra Oversight, tanto Nikita quanto a Division compartilham o mesmo inimigo e uma união parcial entre as duas não se torna algo impossível, principalmente quando Alex ainda está sob o comando de Amanda. E essa trama está a ser bem explorada pela série, trazendo grandes momentos e pequenas reviravoltas que apenas nos faz aguardar ainda mais ansiosos pelos próximos episódios, como se isso ainda fosse possível.
Artigo originalmente publicado no Portal de Séries.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s