Community (3×04) – Remedial Chaos Theory


“O bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo”  – Descrição alegórica do Efeito Borboleta.

O efeito borboleta é um principio da teoria do Caos, teoria que diz que só é possível antever resultados em sistema ideal fechado, aonde se conheça o comportamento de todas as variáveis, pois em um sistema real qualquer pequena variável pode se desenvolver de forma imprevista e tomar proporções gigantescas. Esse principio já foi usado em Hollywood, como no filme “Efeito Borboleta” e agora é usado em um dos melhores episódios que Community já entregou.

Tudo começa simples, é comemoração de inauguração do novo apartamento de Troy e Abed, aonde todo o grupo de estudo se reúne para conversar e comer umas pizzas. Essa locação, com apenas dois ambientes (sala e banheiro) é uma prova que quando se tem um bom roteiro em mãos, uma produção de baixo orçamento pode ter altíssima qualidade.

A pizza chega, um dos integrantes tem que buscá-la e para escolher qual deles será, Jeff joga um dado. A escolha do dado é muito interessante, pois o dado é a representação da aleatoriedade, do caos , em qualquer outro jogo poderia ter-se a vantagem o mais rápido ou o mais esperto, mas o dado é um sistema fechado aonde fatores externos não influem, é apenas sorte.

Abed avisa que cada resultado do dado criaria uma timeline diferente e o episódio escolhe mostrar: o que acontece com o grupo quando cada membro tem que descer para pegar as pizzas. As razões para o comportamento de cada no inicio do episódio, como o porquê de ninguém comer a comida de Shirley ou qual é o presente de Pierce, são explicadas em diferentes timelines, com calma e com um senso de humor fantástico.

Note como as timelines variam de peso e de senso de humor: na primeira,em que Annievai pegar as pizzas, a implicações são menores, sendo que não há brigas ou romance; já nas outras alguns personagens saem magoados, há romance entre Britta e Troy e entre Jeff e Annie, há uma timeline inspirada em “Premonição”(filme em que, coincidentemente, a morte usa as probabilidades para criar uma cadeia de eventos trágicos) em que o apartamento pega fogo e Pierce leva um tiro eem que Pierceentrega ou não o maldoso presente à Troy . Essas diferentes timelines duram o tempo exato para contribuir para o desenvolvimento do episódio, sem se alongar mais que o necessário.

Próximo ao fim, Abed pega o dado antes que ele caia (criando uma sétima timeline) ao perceber que havia seis lados no dado e sete membros no grupo, ou seja, não importando qual o resultado do dado, Jeff não pegaria a pizza. Ao desmascarar o plano de Jeff, Abed e não Jeff dá o já comum discurso com a lição de moral no fim, em que diz que o caos domina a vida deles e que a única coisa que podem fazer é conviver uns com os outros, aceitando que cada um têm diferentes virtudes e defeitos. Jeff vai buscar a pizza e os restantes começam a dançar, culminando em um final feliz.

As referências estavam lá, na maquete de Indiana Jones, nos planos da bola rolando, o cartaz de Detroit ao fundo, além da auto-referência no cartaz de Kickpuncher. Mas, de todas as referências utilizadas, aquela que eu mais gostei foi o quadro em serigrafia de Andy Warhol ao fundo com Troy e Abed no lugar de Marilyn Monroe. Em qualquer outra série, haveria um plano desse quadro, mas Community não o faz e deixa o quadro em segundo plano, demonstrando uma grande qualidade da série: ela não tem a necessidade irritante de jogar as referências no expectador, parte então do princípio de que, se você percebeu a referência é ótimo, se não, isso não impede de gostar ou se divertir com a série.

No fim há um hilário vislumbre do que houve com os personagens na timeline do incêndio, com direito a Troy e Abed de cavanhaque transformando-os em vilões.

Um episódio fantástico com excelentes diálogos e evolução impecável. Qualquer nota menor seria injustiça…

Artigo originalmente escrito por Murillo Martins e publicado no Portal de Séries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s