House (8×02) – Transplant


A premiere fora ótima, focalizou nos sentimentos de House e soube expô-los com precisão porém nada descobrimos sobre o que ocorria por detrás dos muros da prisão, não sabíamos quais estavam por ser as reações dos outros personagens e nem quais eram as reais conseqüências dos atos de House e como estes influenciaram a vida das pessoas que viviam a sombra do médico. Transplant focalizou em nos entregar algumas dessas respostas, não todas as questões foram respondidas pois o roteiro decidiu nos entregar aos poucos as peças do quebra cabeça porém estou satisfeito com o que nos fora entregue até o momento.

Passaram-se um ano desde a season finale da temporada anterior, um ano é muito tempo e várias coisas podem mudar nesse período e elas realmente mudaram. House entra em negação quando se trata de mudança, o personagem não está aberto a elas pelo simples fato de que ele não é capaz de mudar e este ano House terá que encarar grandes mudanças e se adaptar a um ano que evoluiu sem a sua presença. E a primeira dessas mudanças será encarar Foreman como o novo chefe do Plainsboro Hospital e voltar ao mesmo uma vez que o antigo membro de sua equipe conseguiu sua condicional para que House trate um paciente especial.

Ao chegar no hospital House começa perceber as mudanças ao seu redor, algumas são simples como apenas troca de cores e outra já lhe afetam mais como o fato de que seu escritório não mais lhe pertence, o fato de que sua equipe, Chase, Thirteen e Taub, fora desmantelada e sua localização ainda é desconhecida pelo personagem e por nós, seu salário que fora reduzido gradualmente. Isso sem mencionarmos os olhares e os sussurros sobre o seu ano na prisão e sobre como sua personalidade é instável. House tenta agir como se tudo estivesse indiferente, como se nada lhe importasse e nada lhe afetasse porém está escrito por toda a sua face que algo não está normal e que não será fácil se adaptar a tais mudanças.

Até os seus paciente não são os mesmos, dessa vez House tem que curar um pulmão, apenas um pulmão, sem corpo, para que este esteja apto para um transplante que salvará a vida da paciente de Wilson. Acontece que House possui apenas doze horas para descobrir o que há de errado com o pulmão e se encontra em uma difícil situação uma vez que não conta com o apoio de sua equipe e conta apenas com o apoio de uma tímida residente, Dra. Chi Park. Após diversos diagnósticos errados, incluindo câncer, infecção e envenenamento por chumbo, House se encontra perdido, sem ter um suporte ou um lugar onde se apoiar o personagem é obrigado a encarar as mudanças que suas próprias atitudes causaram para que possa salvar o pulmão e, conseqüentemente, a paciente de Wilson.

Assim como House, Wilson não é capaz de mudar, tentou se enganar ao fingir um falso ódio pelo doutor porém quando o momento chega este percebe que a amizade que possui por House é mais forte do que qualquer outro sentimento. Suas mudanças podem até acontecer quando o médico não está presente em sua vida porém o retorno do mesmo apenas afasta as tais mudanças e traz de volta aquele Wilson que sempre estará presente na vida de House, não importando qual erro este cometer.

Por diversos momentos durante a premiere House proclama que não deseja retornar a sua antiga vida e se perder em sua antiga rotina porém no momento que este percebe que não é possível retornar ao seu passado este se perde, fica confuso e desorientado. Por mais que House clame que deseja mudar isso nunca ocorrerá pois o personagem está preso na comodidade de sua personalidade ignorante, ranzinza e egoísta. A expressão de satisfação ao final do episódio quando este consegue recuperar uma parte de sua antiga vida, um pedaço do antigo escritório e sua amizade com Wilson, apenas demonstra que o que venho a dizer está correto: House não é capaz de mudar e nem de aceitar mudanças.

Aos poucos a rotina da série vai retornando ao seu habitual, logo teremos o retorno da House Team e teremos mais informações sobre o que esperar do restante da temporada. Eu, sinceramente, não estava à espera de que Foreman se tornaria diretor do hospital e espero que isso traga alguma dinâmica diferente a série e uma boa trama para a mesma. House, a série, necessita de alguma mudanças pois suas fórmulas se mostram gastas e necessita recuperar o glamour que possuía em seus golden years, realmente espero que essa oitava temporada seja capaz de nos alegrar, de nos irritar, do fazer-nos chorar e fazer-nos sorrir pois o que é House sem uma confusão de sentimentos?

Deixe um comentário